Apple libera iOS 11.4.1 com correção para vulnerabilidade no USB

Macworld / EUA
10/07/2018 - 08h30
Revelado no beta do iOS 12, recurso que protege iPhone contra tentativas de invasão acabou sendo liberado já no novo update pela Apple.

A Apple liberou nesta semana mais um update do sistema dos iPhones e iPads, o iOS 11.4.1. Essa é a atualização de número 15 do iOS 11 desde o seu lançamento em setembro de 2017, o que faz dele o iOS mais atualizado da história.

O anterior iOS 11.4 adicionou novidades aguardadas como Messages in iCloud, AirPlay 2 e pareamento estéreo com HomePod. O mais recente iOS 11.4.1 basicamente corrige bugs descobertos nas últimas seis semanas desde o lançamento do 11.4.

Mais especificamente, a Apple traz melhorias na habilidade de localizar os seus AirPods pelo app Buscar meu iPhone (Find my iPhone), assim como na sincronização de e-mails, contatos e calendários com os servidores Exchange. E as notas de lançamento do iOS 11.4.1 para o HomePod lista apenas “melhorias gerais para estabilidade e qualidade”.

Vulnerabilidade USB

Um novo recurso que você pode apreciar é o modo restrito para USB. Descoberto primeiramente no beta do iOS 12, o aguardado recurso acabou sendo liberado já no iOS 11.4.1 pela Apple.

Quando o modo é desabilitado, o seu iPhone desabilita todo o acesso de dados por meio da entrada Lightning caso não tenha sido desbloqueado pela última hora – fazendo assim com que o conector possa ser usado apenas para recarga de energia.

Isso efetivamente dá às ferramentas de hack baseadas em USB (por parte de governos ou de criminosos) apenas uma hora para invadir o iPhone, o que as tornas praticamente inúteis.

Vale notar que você vai querer esse modo desabilitado para ficar mais seguro. Se você quiser que as suas conexões USB possam enviar ou receber dados pelo smartphone, mesmo que você não tiver desbloqueado o aparelho na última hora, então vai querer habilitar o recurso em questão.

>Acompanhe o IDG Now! também nas redes sociais. Estamos no FacebookTwitter e Instagram