Apple trabalha na maior reformulação do Maps desde criação do app

Da Redação, com IDG News Service
02/07/2018 - 11h22
Aplicativo de navegação vai recorrer a dados da própria companhia; Novidade deve chegar aos usuários do iOS 12 até o ano que vem

Durante a conferência da Apple para desenvolvedores, a WWDC, no início deste mês, havia um aplicativo que estava visivelmente ausente da demonstração do iOS 12: o Maps. Acontece que, na verdade, a Apple tem muito a dizer sobre o Maps, mas ele simplesmente não é o material das demonstrações para arrancar "oohs" e "aahs". E,  ao invés, de adicionar instruções com realidade aumentada ou recomendações de restaurante alimentadas por inteligência artificial, a Apple está endereçando o maior problema com o Maps: seus próprios mapas.

Reportagem de Matthew Panzarino, do TechCrunch, descreve o principal empreendimento da Apple para substituir o conjunto de dados de navegação de terceiros no Maps por dados primários coletados por carros proprietários e usuários. Isso não é especulação - Panzarino conseguiu pegar uma carona em um dos carros de mapeamento da Apple e conversou com o vice-presidente sênior Eddie Cue sobre o novo projeto, que está sendo elaborado há anos.

Em suma, a Apple está mapeando as ruas, os prédios, os parques e os parques do mundo para desafiar o reduto do Google. E os primeiros resultados chegarão mais cedo do que pensamos. Panzarino diz que os novos mapas do Maps serão lançados em São Francisco e na Bay Area com o próximo iOS 12 beta e cobrirão o norte da Califórnia no segundo semestre.

  apple-maps--old-new-

Por que isso é importante: o Maps é provavelmente o aplicativo mais usado e mais difamado do catálogo da Apple. Embora o aplicativo de navegação com seis anos de idade tenha certamente melhorado nos últimos anos, não importa para onde você esteja indo, o Maps empalidece em comparação ao Google Maps e até ao Waze, e essa mudança vai melhorar as coisas. Ainda há a questão da pesquisa e da Siri, é claro, mas por enquanto, vamos pegar o que podemos conseguir.

A Apple espera lançar seus novos mapas no próximo ano, e é possível que os usuários nem percebam a mudança. Isso porque a Apple não está lançando um novo design para o Maps tão cedo, apenas substituindo os dados dentro dele por exibições mais detalhadas. Trata-se de levar o Maps para "o próximo nível".

"Estamos trabalhando para criar o que esperamos que seja o melhor aplicativo de mapas do mundo, levando-o para o próximo passo", disse Cue. "Isso está construindo todos os nossos próprios dados de mapa a partir do zero."

> Acompanhe o IDG Now! também nas redes sociais. Estamos  no Facebook, Twitter e Instagram