Instagram Lite: versão mais leve do app chega à Google Play Store

Da Redação
28 de junho de 2018 - 11h05
Disponível apenas no México por enquanto, aplicativo que pesa apenas 573kb deve chegar a outros países até o final do ano.

Imagem: Instagram/reprodução

Sem alarde, o Instagram lançou nesta semana uma versão mais leve do seu aplicativo para smartphones Android. Chamado de Instagram Lite, o app “pesa” apenas 573kb, bem menos do que o tamanho médio do aplicativo normal do Instagram no Android, de cerca de 30MB – no iOS, o app pesa ainda mais, cerca de 140MB.

A iniciativa do Instagram, que foi comprado pelo Facebook em 2012, segue uma tendência que vem ganhando força nos últimos por meio da própria rede social, que já lançou apps como Facebook Lite e Messenger Lite.

O Instagram Lite permite que o usuário realize funções básicas, como publicar fotos e visualizar Stories, mas alguns recursos importantes ainda não estão disponíveis, como publicar vídeos e enviar mensagens diretas (DMs) para outros usuários.

Disponibilidade

Por enquanto, o Instagram Lite está disponível apenas no México, mas a empresa planeja ampliar a sua disponibilidade no decorrer do ano, segundo informações do TechCrunch. “Estamos testando uma nova versão do Instagram para Android que ocupa menos espaço no seu aparelho, usa menos dados, e inicializa mais rapidamente”, afirmou o Instagram em comunicado enviado ao site especializado.

Vale lembrar que o Instagram alcançou recentemente a marca de 1 bilhão de usuários pelo mundo.