Elon Musk promete para agosto versão do Autopilot completamente autônoma

Da Redação
12 de junho de 2018 - 15h30
CEO confirmou novidade no Twitter. Fabricante, entretanto, não deu mais detalhes sobre tecnologia por trás de tal compromisso

O CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou no último final de semana que a Versão 9 do Autopilot começará a ser lançada em agosto. O V9, disse Musk em sua conta no Twitter, irá trazer recursos para além da segurança dos passageiros para entregar recursos "integralmente autônomos”.

O prazo coincide com a promessa anterior que Musk fez há dois anos quando disse que clientes da Tesla receberiam capacidades totalmente autônomas até 2019. Na ocasião, o executivo disse que todos os carros da montadora elétrica seriam vendidos com o hardware necessário para entregar tais habilidades. 

Apesar do nome sugerir que o Autopilot já é um sistema que dispensa as mãos e atenção dos motoristas, a tecnologia é mais uma assistência à direção e a própria Tesla reforça que os motoristas precisam estar o tempo todo com as mãos no volante, ainda mais na esteira de acidentes envolvendo a tecnologia. 

Entretanto, a companhia ainda não detalhou o que seriam essas capacidades integralmente autônomas do V9 que estão por vir. Os sistemas da Tesla usam uma rede de oito câmeras, 12 sensores ultrassônicos e radares para detectar objetos e obstáculos nas ruas. Entretanto, nenhum deles é um sistema LIDAR, que combina sensores a laser e que muitos especialistas defendem como crucial para entregar o futuro da direção autônoma. Os carros da Waymo, da Alphabet, utilizam tais sensores. Mas se a Tesla irá recorrer a esse tipo de sensor para manter suas promessas, ainda não há nada concreto nessa direção.