Google Lens ganha aplicativo exclusivo para aparelhos Android

Da Redação
05/06/2018 - 15h42
Ferramenta torna câmera do smartphone inteligente; Entretanto, novidade se encontra disponível para aparelhos Android a partir da versão Marshmallow

O Google Lens ganhou um aplicativo dedicado para dar vazão às habilidades de inteligência artificial a partir da câmera do seu smartphone. 

O app já se encontra disponível na Play Store para alguns aparelhos Android. Em um teste na redação, conseguimos usar a novidade em um Moto G6 Plus e em um Samsung Galaxy 8. No entanto, para um Zenfone 3 Zoom Asus a aplicação não estava disponível. Na loja de apps do Google, a descrição do Lens informa que a ferramenta exige dispositivos com Android a partir do Marshmallow. 

Em resumo, o Google Lens faz da câmera do smartphone uma espécie de leitor inteligente do mundo real utilizando recursos de realidade aumentada e inteligência artificial. A ferramenta pode ser útil para identificar objetos como roupas e acessórios, livros e, em nível mais sofisticado, nomear raças de cachorros ou as inúmeras espécies de flores e plantas.

Entretanto, por enquanto, o Lens não se mostra tão assertivo. Apesar de entregar uma experiência em português, a ferramenta ainda se confunde com o idioma, misturando termos em inglês e português. Ao tirar uma foto de um telefone, o Lens perguntou: "Parece com suprimentos" ou ainda "Isso é um eletronic device?".

Assim como todas as plataformas de inteligência artificial, a expectativa é que o Lens se torne cada vez mais sofisticado. 

Caso o seu aparelho já seja compatível com a novidade, basta baixá-lo na Play Store e iniciar a navegação tentando obter informações para qualquer objeto. 

Antes de apresentar o Lens enquanto aplicativo independente, as habilidades da câmera inteligente estavam disponíveis a partir do Google Assistente. Durante a sua última conferência para desenvolvedores, o Google informou que o app seria entregue, inicialmente, para 10 diferentes aparelhos Android, mas não especificou quais para além dos aparelhos Pixel.