Asus revela ROG Phone, versão premium para gamers que deve incomodar a Razer

Mark Hachman | PCWorld (EUA)
04/06/2018 - 12h15
Smartphone traz Snapdragon 845, solução de resfriamento e acessórios que incluem controle parecido ao Nintendo Switch; Razer Phone ganhou um sério concorrente aqui

Mova-se, Razer: A Asus anunciou o ROG Phone que, segundo a própria companhia, será o telefone mais rápido já construído até então.

O ROG Phone, certamente, exala uma sensação de robustez, com detalhes metálicos e aberturas térmicas, influenciadas pela linha ROG de PCs para gamers. Há ainda uma iluminação RGB que pode ser ativada para chamadas ou notificações. E se você é um gamer, isto aqui pode soar familiar: dentro de cada ROG Phone há uma versão 'incrementada' do Qualcomm Snapdragon 845.

Mas isso não é tudo. O ROG Phone é complementado por quatro acessórios que o elevam ao status de quase todos os consoles, incluindo uma solução de resfriamento, dock para tela dupla, um dock para PC e um dock de controle parecido ao Nintendo Switch. Em outras palavras, o smarthone para games da Razer tem uma concorrência séria aqui.

"A Republic of Gamers é para os jogadores, por jogadores, e nós temos que estar onde os jogadores estão, empurrando os limites", disse Chih-Hao Kung, um dos gerentes de produto do ROG, falando a repórteres na Computex que acontece nesta semana em Taiwan. "Então, olhando para os últimos anos, vimos que os jogos para celular cresceram enormemente".

Dentro do ROG há um chip Snapdragon 845 de 2,96 GHz; normalmente, o Snapdragon 845 tem clock de até 2.8GHz. Não está claro se o ROG tomou alguns passos para conseguir um overclock, por exemplo. Mas a empresa sustentou suas reivindicações de desempenho mostrando seus benchmarks: o ROG phone bateu 304.183 usando o benchmark AnTuTu e 5207 e 66874 utilizando o 3DMarks' Slingshot Extreme Unlimited e o Ice Storm Unlimited, respectivamente.

O que, isso não é suficiente? O ROG Phone também inclui o X Mode, que elimina todos os processos e dedica a memória disponível aos jogos, aumentando ainda mais o desempenho.

Dentro do telefone há 8GB de RAM, 512GB de armazenamento em flash e uma bateria de 4.000 mAh que deve entregar até 11,5 horas de jogos em Wi-Fi, de acordo com a empresa. A conectividade é baseada no Cat 16 LTE e no 60GHz 802.11a WiFi - um corte acima dos recursos de Wi-Fi que você normalmente encontra na maioria dos telefones.

No exterior, o ROG Phone apresenta um painel AMOLED com classificação DCI-3, com uma taxa de atualização de 90Hz e tempo de resposta de 1ms. O áudio vem de um fone de ouvido DTS: motor de áudio com classificação X. Há até mesmo "botões de ombro" ultra-sônicos que detectam seus dedos e servem para gravar a pressão de botões para jogos que exigem isso.

O design inovador do telefone não para por aí. Por causa das demandas da CPU e da bateria do jogo, os jogadores muitas vezes precisam carregar o celular enquanto jogam. Mas o ROG colocou a porta de carregamento na lateral do telefone, permitindo que seus usuários permaneçam no modo paisagem. A Asus também coloca o hardware de carregamento fora do telefone no carregador, reduzindo uma fonte adicional de calor enquanto o telefone está sendo carregado. Menos calor, mais desempenho, disseram os executivos da Asus.

E se isso não for suficiente, então você precisará de uma solução de refrigeração, um dos acessórios que será fornecido com o ROG Phone.

Dentro do telefone está o que a Asus chama de sistema GameCool, um sistema de resfriamento de câmara de vapor 3D que ajuda a aumentar a velocidade do clock do telefone. Mas um clipe externo do AeroActive Cooler também se conecta ao soquete de carregamento e fornece um ventilador ativo que direciona o ar frio para a parte de trás do aparelho, com uma porta USB-C e conector de fone de ouvido bônus.

A ASUS também exibiu vários outros acessórios

Um controlador GameVice, que se prende ao ROG Phone nas extremidades e fornece uma experiência semelhante à do Nintendo Switch com thumbsticks externos e botões na extremidade.

rog-phone-controles

Um WiGiG Dock, que usa Wi-Fi de 60GHz 802.11ad em conjunto com o GameVice, para transmitir o que você vê no telefone para um monitor widescreen

Um Mobile Desktop Dock, semelhante ao antigo Microsoft Continuum, serve para projetar a tela dos telefones em um monitor e permite que você use um mouse e um teclado. Parece ser semelhante ao WiGig Dock, embora com fio. (Sim, você pode jogar a versão móvel do PUBG com o mouse e o teclado, aparentemente, enquanto sua concorrência toca e desliza os polegares pelo telefone.)

Finalmente, há o TwinView Dock, que adiciona uma segunda tela de 6 polegadas (2160 x 1080) ao telefone. Não só é bom ver uma segunda tela durante o jogo (talvez um fluxo móvel do Twitch), mas a ROG disse que está trabalhando com desenvolvedores de jogos para otimizar seus jogos para a tecnologia de tela dividida. Ele também inclui alto-falantes frontais, um mecanismo de feedback de força, resfriamento aprimorado e até mesmo uma bateria de 6000mAh.

dual-screen-dockASUS

Qual é o preço de tudo isso? Nós não temos ideia. Mas provavelmente é justo dizer que o preço vai passar de US$ 1.000, isso sem os periféricos. Quanto e quando vamos ver? A partir do terceiro trimestre deste ano, diz a Asus ROG, inaugurando a era dos smartphones de jogos verdadeiramente premium.