Especial: tudo que sabemos sobre o Samsung Galaxy Note 9 até o momento

PC World / EUA
29/05/2018 - 14h41
Próxima geração do phablet da fabricante sul-coreana deve chegar no terceiro trimestre. Veja quais os prováveis recursos do sucessor do Note 8.

Imagem: Samsung/divulgação

Agora que o Galaxy S9 já está entre nós, é hora de esperar pelo próximo grande lançamento da Samsung: o Note 9. Os rumores sobre o novo phablet da fabricante sul-coreana começaram a pipocar – e deveremos ter mais um lançamento e tanto. Veja abaixo o que já sabemos sobre o sucessor do Note 8.

Design e tela

O visual do Galaxy Note costuma seguir os passos do Galaxy S, mas com um design maior. No ano passado, o Note 8 pegou emprestada a tela infinita do S8, em um pacote maior de 6,3 polegadas, o que deve se repetir neste ano.

No geral, a Samsung optou por não mexer no design do Galaxy S9. Por isso, é provável que o Note 9 traga um visual parecido, com bordas finas e acabamento em vidro e alumínio.

Um vídeo publicado pelo site Slashleaks parece confirmar essa especulação. O clipe de 13 segundos mostra um protetor de tela para o Note 9, e ele parece quase idêntico ao Note 8, com um visual mais “encaixotado”, bordas finas nas partes superior e inferior, e uma tela infinita.  

Um design “reciclado” provavelmente também significa que o display continuará igual. O Note 8 trazia uma tela linda de 6,3 polegadas e proporção 18:5:9, e certamente ninguém reclamaria se o Note 9 a trouxesse de volta neste ano, especialmente se esse retorno trouxesse junto algumas melhorias em precisão de cores e outros aspectos que a Samsung levou para o S9.

No entanto, uma mudança que é quase certo que veremos é com o sensor de impressão digital. No S9, a Samsung o moveu para o espaço abaixo da câmera, em vez da lateral, e nossos dedos certamente ficaram felizes com isso. Também surgiram rumores recentes de que o Note 9 poderia trazer o sensor de impressão digital na tela, presente no aparelho X20 Plus UD, da fabricante chinesa Vivo.

Especificações

O Galaxy S9 foi o primeiro smartphone a trazer o processador Snapdragon 845, da Qualcomm. Por isso, há uma chance enorme do Note 9 trazer o mesmo chip. 

O que pode mudar nesta área é a quantidade de memória RAM. O Galaxy S9+ registrou um ganho de RAM, de 4GB para 6GB, para ficar a par com com o Note 8. Por isso, é possível que o Note 9 suba para 8GB para manter essa tendência. 

O armazenamento interno deve ser mantido em 64GB, mas talvez tenhamos um aumento no limite máximo do cartão SD, de 256GB para 400GB, assim como no S9. O usuário do Twitter Ice Universe, que costuma acertar rumores sobre o mercado de TI, afirmou que o Note 9 terá um modelo com 8GB de RAM e 512GB de armazenamento, mas disse que ele será para usuários “sortudos”, sugerindo que poderá ser exclusivo para um país ou região. De qualquer forma, seria a primeira vez que teríamos um aparelho top de linha da Samsung com essas especificações. 

Apesar de a Samsung ter mantido as mesmas baterias de 3.000mAh e 3.500mAh no S9 e no S9+, respectivamente, o perfil Ice Universe também afirmou no Twitter que a fabricante estava testando baterias de 3.850mAh e 4.000mAh para o novo Note.

Samsung Experience

O Galaxy S9 chegou ao mercado com o Android Oreo, e é muito provável que o mesmo aconteça com o Note 9, mesmo com o seu lançamento previsto para a mesma época do Android P. De acordo com o perfil Ice Universe, o Note 9 poderá ter uma nova interface que destaque melhor os recursos de produtividade do aparelho. 

Bixby

A assistente virtual da Samsung já recebeu uma grande melhoria no Galaxy S9, com escaneamento de alimentos, traduções em tempo real e outras novidades, mas não chegou a subir para a versão 2.

De acordo com o diretor da área de mobile da empresa, DJ Koh, no entanto, a segunda versão da plataforma está a caminho. Em uma entrevista para o site ZDNet durante o evento Mobile World Congress 2018, em fevereiro, o executivo confirmou que a companhia já está testando a próxima versão da assistente inteligente com a esperança de “conseguir revelar a Bixby 2.0 quando lançarmos o Galaxy Note 9”. 

Entre outras coisas, a segunda versão da Bixby deve ampliar o suporte para mais aparelhos da Samsung, como TVs e eletrodomésticos, enquanto também refina a integração com o ecossistema. A Samsung já disse que o seu objetivo é tornar a Bixby “onipresente”. A nova versão do Note pode ser o primeiro passo para que isso se torne realidade. 

S Pen

Toda versão do Note traz mudanças sobre o que a caneta S Pen pode fazer, e as coisas não deverão mudar com o Note 9. Os executivos da Samsung já disseram que a empresa começou a trabalho no próximo phablet assim que o desenvolvimento do Note 8 foi encerrado e está explorando novas maneiras de explorar o seu recurso mais único: “Já estamos considerando como abordar o desenvolvimento do próximo Note ao avaliar o modelo mais recente e buscar por maneiras de melhorar em recursos específicos como a S Pen”. 

Os rumores ainda são leves sobre o que a próxima stylus pode trazer, mas uma patente recente sugere que a Samsung está trabalhando em unir interatividade touch e da caneta para uma experiência suave e direta. E rumores recentes também apontam que a fabricante trabalha para adicionar um microfone à S Pen (para ligações e controles por voz). 

Câmera

O Note 8 foi o primeiro a trazer uma câmera dupla para um smartphone da Samsung, um recurso que rapidamente chegou ao S9+. Além disso, o S9 trouxe novas funcionalidades interessantes como Dual Aperture e Super Slow-Mo que muito provavelmente também virão para o Note 9. Além disso, a Samsung também deve trazer alguma nova tecnologia para a câmera da próxima geração do seu phablet.

Os rumores ainda são um pouco incompletos/superficiais no momento, mas alguns relatos apontam que a Samsung está trabalhando em um sensor de 16MP (em vez do atual de 12MP) com abertura de f/1.4 (contra f/1.7 do Note 8 e f/1.5 do S9).