Tudo que você precisa saber sobre o novo processador Snapdragon 710

IDG News Service / EUA
28/05/2018 - 15h36
Com foco maior em Inteligência Artificial, chip recém-anunciado pela Qualcomm traz recursos premium e melhorias em diversas áreas.

A linha de processadores Snapdragon é a escolha recorrente para os smartphones Android há alguns bons anos, e a Qualcomm quer dar continuidade à tendência com o novo chip 710. 

O processador será fabricado usando a tecnologia do processo de 10 nanômetros de segunda geração da Samsung e será desenvolvido com funcionalidades de IA (Inteligência Artificial) em mente, trazendo uma Engine IA multi-núcleos e habilidades de processamento de rede neural. 

“O Snapdragon 710 Mobile Platform é o primeiro da recém-definida e altamente significativa linha 700, oferecendo tecnologias e recursos antes disponíveis nas nossas plataformas móveis premium”, afirmou o VP de gerenciamento de produtos da Qualcomm, Kedar Kondap.

O foco pesado em Inteligência Artificial está muito em evidência no novo chip, conforme aponta Kondap. “Ao incorporar funcionalidades chave de TI e avanços de desempenho, o Snapdragon 710 é feito para transformar os produtos dos nossos clientes no assistente pessoal definitivo, melhorando as experiências diárias críticas do consumidor, como recursos top de linha da câmera que se beneficiarão do processamento de IA em alta velocidade no aparelho, sem sacrificar a duração da bateria.”

O Snapdragon 710 combina várias tecnologias diferentes em um chip universal, fornecendo uma nova arquitetura que foi desenvolvida para resultar em melhorias de desempenho significativas em relação à linha 600. O processador busca um equilíbrio entre poder e eficiência, usando núcleos baseados no Cortex A75 e no A55.

Recursos

A nova plataforma entrega uma experiência melhorada aos usuários por meio de uma Engine IA multi-núcleos que entrega até duas vezes o desempenho em aplicações focadas em IA quando comparada com o Snapdragon 660. Com a IA influenciando quase tudo o que o nosso smartphone faz, desde melhorias contextuais nas fotos até padrões de voz e fala personalizados para interações mais realistas.

Com diversas novas tecnologias e arquiteturas avançadas, incluindo o Qualcomm Hexagon DSP, o subsistema Qualcomm Adreno Visual Processing e a CPU Qualcomm Kryo, o novo processador é feito para rodar aplicativos IA no aparelho da forma mais rápida e eficiente possível.

Câmera e video

A novíssima tecnologia Qualcomm Spectre 250 ISP traz uma habilidade refinada para capturar fotos e vídeos de qualidade profissional em situações de luz muito baixa, com redução melhorada de ruído, autofoco rápido, estabilização de imagens, zoom suave e efeitos bokeh em tempo real. 

A Spectra 250 ISP é feita para entregar super resoluções com 32MP single ISP e 20MP dual ISP, e também transferência suave de vídeo, modo retrato profundo e Face ID com sensor de profundidade ativo.  

Tela

O Snapdragon 710 terá reprodução de vídeos em 4K HDR, que marca a primeira vez que o recurso será visto fora da linha Snapdragon 800. Isso inclui maior brilho, uma gama mais ampla de cores e profundidade de cor melhorada. Essas melhorias resultarão em uma experiência de visualização de alta qualidade na hora de assistir a qualquer tipo de conteúdo, incluindo serviços de streaming de vídeo.

Conectividade

O Snapdragon 710 vai contar com o modem Snapdragon X15 LTE, com suporte para velocidades de download de até 800Mbps. Isso incluirá tecnologias 4G LTE na linha 700, como a 4x4 MIMO (para velocidades de downloads até 70% mais rápidas em situações de sinal fraco) e License- Assisted Access (para velocidades maiores em lugares cheios).

O 710 também traz recursos Wi-Fi de última geração e áudio multicast via Bluetooth 5 com suporte para fones wireless com uso baixo de energia.

Bateria

Apesar de a nova plataforma trazer melhorias significativas em desempenho, ela também foi trabalhada de maneira a entregar uma maior eficiência energética, o que resulta em uma maior duração de bateria. 

As melhorias feitas nas arquiteturas do Adreno 616 Visual Processing Subsystem permitem que os aparelhos baseados no Snapdragon 710 registrem uma redução de 40% no consume de energia para games e reprodução de conteúdo 4K HDR, e uma queda de até 20% no consume durante o streaming de video, em comparação com o Snapdragon 660.

A nova arquitetura Kryo 360 é construída sobre a tecnologia Cortex e otimizada para suportar um aumento de até 20% no desempenho geral, navegação web 25% mais rápida e abertura de apps 15% mais rápida em comparação com o Snapdragon 660.

A mais recente versão da tecnologia Qualcomm Quick Charge também permitirá que os usuários do 710 tenham uma recarga de 50% da bateria em apenas 15 minutos, algo especialmente útil em situações de emergência.