5 startups de foodtech que prometem facilitar sua alimentação

Da Redação
15 de maio de 2018 - 11h00
E-commerce de alimentos tende a crescer nos próximos anos; Previsão é que até 2025, compras online no segmento representem 3% do volume total de vendas do setor no Brasil

Com o crescimento do setor alimentício, o segmento de FoodTech é a grande aposta para este ano. De acordo com um estudo feito pela Kantar, empresa de pesquisas, a previsão é que até 2025 as compras online no segmento de varejo alimentar representem 3% do volume total de vendas do setor no Brasil. Já para a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), o e-commerce de produtos alimentícios irá mobilizar R$ 48 bilhões, em 2023.

Mesmo tendo alguns desafios com a entrega, rapidez, armazenamento e plataforma de vendas, o e-commerce de alimentos é muito promissor e tende a crescer nos próximos anos. Uma das principais vantagens é a possibilidade das compras serem feitas por meio de uma plataforma digital, na qual o consumidor tem a facilidade de agendar a entrega no dia e horário que for mais conveniente.

Diante desse cenário, muito empreendedores estão investindo nesse nicho, criando soluções e práticas para atender a essa demanda. Pensando nisso, reunimos cinco empresas do setor que vale a pena ficar de olho em 2018.

Liv Up: Empresa de alimentação que aplica a tecnologia para redesenhar a forma como os consumidores se relacionam com a comida e com a experiência de compra. Desde 2016 produz refeições utilizando a técnica de ultracongelamento, usando ingredientes 100% naturais, prioritariamente orgânicos por meio de parcerias com pequenos produtores. A startup oferece seus produtos por meio de sua plataforma online em que o cliente pode agendar o dia e período que deseja receber sua entrega.

Supermercado Now: Plataforma de supermercado online que surgiu para facilitar a compra de bens básicos e recorrentes, com comodidade e rapidez. Por meio de shoppers e entregadores independentes selecionados e treinados para realizar as compras, a startup oferece um serviço de entrega em até duas horas ou em um horário agendado pelo consumidor e a possibilidade de pagamento via cartão de crédito no próprio site. 

VocêQPad: Aplicativo de autoatendimento que permite que os consumidores façam os pedidos das refeições em restaurantes diretamente de um smartphone, e realizam o pagamento. Por meio do app é possível visualizar o menu completo diminuindo a espera por atendimento. Já no âmbito dos estabelecimentos, ele garante maior agilidade e ao aumento do ticket médio.  

IFood: Maior plataforma de delivery de comida da América Latina tem como objetivo revolucionar o universo da alimentação por uma vida mais prática e prazerosa. Com um design mais simples e instrutivo, é possível buscar os restaurantes mais próximos com mais facilidade, e ainda verificar os comentários dos outros usuários sobre cada estabelecimento.

MVarandas: Com 22 anos de atuação, a MVarandas oferece soluções em softwares no segmento de Food Service com foco no resultado do cliente. O Menew, principal produto da startup é um sistema que atende desde pequenos negócios a redes de restaurantes. O módulo para PDV tem foco na gestão do atendimento entre estabelecimento e o cliente, controlando toda a operação do salão. Focado também na gestão do negócio, os módulos de estoque e gerenciamento financeiro fornecem relatórios gerenciais que auxiliam o empresário no controle e na tomada de decisão, além do portal Menew que permite o gerenciamento do negócio à distância com resultados em tempo real e relatórios customizados.