Robô Atlas da Boston Dynamics agora consegue correr e pular obstáculos

Da Redação
11 de maio de 2018 - 10h40
SpotMini, versão do cachorro robótico da companhia, também está mais inteligente e já consegue navegar de forma autônoma
A expectativa de que robôs se tornarão, eventualmente, mais habilidosos que seus pares humanos está um pouco mais real - e assustadora - agora que o robô Atlas, da Boston Dynamics, tem agilidade suficiente para correr. Um novo vídeo (assista abaixo) divulgado pela companhia mostra o humanoide correndo por um campo sem nenhuma dificuldade.
 
Há três anos a Boston Dynamics, que hoje é propriedade da fabricante japonesa Softbank, já havia demonstrado o seu robô caminhando ao ar livre em um bosque. Entretanto, na ocasião, o Atlas se encontrava conectado a uma máquina por meio de um cabo. A navegação do mesmo era controlada por seus operadores. 
 
Agora, uma versão mais sofisticada do robô dispensa cabos e faz do Atlas capaz de enfrentar obstáculos no meio do caminho, como terrenos íngremes e até pular troncos. O Atlas também está mais leve - pesa 80 kg e possui 1,75 m de altura.
 
Somam-se às habilidades do humanoide a capacidade de saltar e dar pulos de costas. A companhia demonstrou esses "talentos" no final do ano passado.
 
 
Navegação autônoma
 
E não só o Atlas está mais refinado. O SpotMini também está um pouco mais perturbador agora que consegue subir escadas e andar de forma autônoma. Até então, segundo a Boston Dybamics o robô era direcionado de forma manual, dessa forma conseguia construir um mapa do espaço usando dados visuais obtidos de câmeras instaladas na "cabeça" do cachorro robótico.
 
"Agora, durante a caminhada autônoma, o SpotMini usa dados de suas câmeras para ele mesmo se localizar dentro do mapa para detectar e evitar obstáculos. Uma vez que o operador pressiona 'Go', o robô está por conta própria", diz a Boston Dynamics.
 
Vale lembrar que o SpotMini também já é capaz de abrir portas.