Intel revela soluções em software para atender drones comerciais

Da Redação
11/05/2018 - 15h22
Plataforma Intel Insight permite o gerenciamento de dados coletados por sistemas aéreos

Durante a AUVSI Xponential 2018, a Intel anunciou novos detalhes sobre a plataforma Intel Insight, um sistema de gestão que permite a análise e o gerenciamento de dados coletados por sistemas aéreos, orientado para uso com dispositivos modernos como drones comerciais. A companhia anunciou também o lançamento do Intel Mission Control, uma nova geração de software para planejamento de voos e novas atualizações para o sistema do Falcon 8+ que permitirão a captura de uma quantidade maior de informações para realizar cálculos de distância.

“Com as novas tecnologias Intel para drones, as empresas têm agora um fornecedor único, que elas conhecem e confiam, para todas as suas necessidades em hardware e software – estamos oferecendo a elas mais ferramentas para capturar, processar e analisar informações críticas a seus negócios e tomar decisões criteriosas”, explicou Anil Nanduri, vice-presidente e gerente geral da equipe de drones na Intel.

Como os dados são gerenciados

Clientes corporativos da Intel dos mais variados segmentos já estão utilizando o Intel Insight, um sistema de gestão de ativos digitais baseado na nuvem no qual os dados coletados pelos drones comerciais podem ser armazenados, compartilhados e gerenciados. A partir desses dados, a plataforma pode gerar modelos 2D e 3D, tirar medidas, viabilizar o compartilhamento e a colaboração entre equipes e executar análises.

Como os voos são planejados

O Intel Mission Control faz parte da nova geração de sistemas de planejamento de voos, gestão de projetos e manipulação de dados para o drone Intel Falcon 8+. Foi projetado para aumentar a eficiência do fluxo de trabalho e aprimorar a automação dos voos dos drone em missões comerciais, permitindo que os operadores criem planos de voos 2D e 3D para missões de levantamento topográfico, mapeamento e inspeção.

O planejamento de voo é automatizado com modos avançados de mapeamento predefinido, várias camadas de informações aeroespaciais são integradas para garantir a segurança e a conformidade dos voos. A verificação automática da segurança e dos sistemas antes de cada missão ajuda a validar o plano antes de sua execução.

E, assim que ela é concluída, o software apresenta uma pré-visualização rápida dos dados coletados para que o operador possa verificar se foram feitas a cobertura e a sobreposição adequadas da área, ou mesmo verificar qualidade das imagens em 3D. O Mission Control está em fase de testes com clientes para permitir o aperfeiçoamento de recursos e funcionalidades mais avançados.