App usa reconhecimento facial para identificar políticos corruptos no Brasil

Da Redação
10 de maio de 2018 - 15h00
Lançado pelo site Reclame Aqui, app Detector de Corrupção está disponível para aparelhos Android e iOS

O site Reclame Aqui está aplicando tecnologia de reconhecimento facial para ajudar a identificar o passado corrupto de políticos brasileiros. A companhia lançou um app gratuito, batizado com o sugestivo nome de "Detector de Corrupção", que recorre à câmera do smartphone e a uma base de dados para delatar candidatos.

Segundo o site da iniciativa, todas as informações utilizadas são oficiais e podem ser encontradas em diversas instâncias da Justiça, como STF, STJ, os TJs estaduais e os TRFs. Processos que correm em segredo de Justiça não são incluídos.

Como funciona

Para utilizar o app - disponível para Android e iOS - aponte a câmera do celular para a face dos políticos. Você pode fazê-lo por meio de fotos na Internet ou outras mídias e ainda, caso se depare, pessoalmente com um estadista.

O reconhecimento facial deve funcionar com uma ampla variedade de imagens - vindas de comerciais de televisão, debates, santinhos, cartazes, imagens de jornal, vídeos da internet e afins. 

Em tempo - O banco de dados já traz políticos que foram anunciados como pré-candidatos para as eleições de 2018.

Fora isso, há governadores e vices, deputados federais que foram eleitos a partir de 2014, senadores eleitos desde 2010, presidentes e vice-presidentes que ainda estão vivos, candidatos à presidência e aos governos estaduais listados no Datafolha e Ibope.