Especial: os melhores aplicativos de câmera para iPhone

Macworld / EUA
16 de abril de 2018 - 14h03
Lista de apps especializados te ajuda a levar seus vídeos e fotografias feitos com smartphone da Apple para um nível mais alto.

O aplicativo de câmera do iPhone funciona muito bem. Ele é rápido, simples e oferece alguns recursos interessantes como fotos panorâmicas e vídeo em câmera lenta. Mas se você quer realmente aproveitar ao máximo a sua experiência de foto e vídeo no smartphone da Apple, então vai querer um aplicativo de fora.

 

Desde controles precisos para especialistas até filtros de primeira linha e a habilidade de salvar imagens em modo RAW, existem muitas ótimas razões para manter alguns aplicativos de câmera na sua tela inicial do smartphone.

 

Muitos desses apps custam alguns dólares, e mesmo os que são gratuitos possuem adicionais pagos. Mas não deixe isso te intimidar! Tirar fotos é um dos recursos mais importantes do iPhone, e a possibilidade de fazer isso melhor vale alguns dólares. Testamos mais de uma dezena de apps populares de câmeras, e apesar de muitos deles serem ótimos, sentimos que esses abaixo são os melhores do mercado.

 

Ideal para profissionais: ProCam 5

Se você sabe mexer bem em uma câmera DSLR, então vai realmente gostar do ProCam 5 (6 dólares, com compras dentro do app). Existem muitos aplicativos que buscam replicar os recursos de câmeras profissionais, mas o ProCam 5 se diferencia deles com a sua interface fluida e intuitiva.

 

Ao baixar o app, você terá todos os recursos e modos esperados, como ajustes e bloqueio de exposição, prioridade de ISO, prioridade de obturador, HDR, diversos modos de longa exposição, timers para o obturador, e, obviamente, os formatos RAW e RAW+JPEG. Mas enquanto outros apps costumam esconder algumas dessas coisas nos menus de opções, a maioria dos recursos do ProCam 5 podem ser acessados de maneira rápida pela interface principal.

 

Realmente gostei dos recursos de padrão zebra e de pico de foco (duas funcionalidades avançada que costumo usar na minha câmera com lentes intercambiáveis). Também adorei a maneira como você pode ajustar as cores dos elementos de interface e de marcação de data e hora.

 

iphonecameraapp01.jpg

 

O ProCam 5 também possui diversos ótimos modos para vídeos, desde câmera lenta até timelapse. Os indicadores de bateria e de espaço de armazenamento na interface principal são o tipo de toque bem pensado que serão muito apreciados por quem usa bastante a câmera no aparelho.

 

O preço também é razoável. O valor de 6 dólares pode parecer um pouco alto, mas muitos apps concorrentes exigem compras dentro do app para muitos dos seus recursos principais, enquanto que as compras dentro do app do ProCam 5 parecem realmente opcionais: alguns pacotes de filtros para o editor de imagens e alguns modelos de gravação de vídeo com qualidade extremamente alta em 4K (a gravação em 4K padrão já faz parte do valor de 6 dólares).

 

Um passo além do app padrão de câmera: Halide Camera

Se você não sabe mexer com uma câmera profissional com lentes intercambiáveis, mas está pronto para algo com mais opções e recursos do que o app padrão de câmera da Apple, então o recomendado é o Halide Camera (6 dólares).

 

Ele não é tão rico em recursos (ou intimidador) quanto os apps que buscam simular a experiência de uma DSLR no smartphone, mas a sua interface extremamente habilidosa te dará muito para trabalhar. Há um ótimo modo retrato (que suporta a câmera TrueDepth do iPhone X para selfies), e até um modo de Realidade Aumentada (AR) interessante para visualizar aquelas imagens alongadas no espaço 3D.

 

É possível capturar imagens em RAW, TIFF, HEIC ou JPG. Acesse o foco manual com um modo útil de pico de foco. A visualização em grade possui um nível interessante embutido, e você pode controlar manualmente a velocidade do obturador, o balanço de branco e o ISO. 

 

iphonecameraapp02.jpg

 

O aplicativo é todo feito para fornecer mais opções ao usuário, enquanto permanece simples para ser usado com uma mão. É o app perfeito para quem só está acostumado a tirar fotos com o smartphone e apenas quer dar um passo além em relação ao app padrão de fotografias.

 

No entanto, é importante destacar que o Halide é totalmente focado em fotografias. Se você quiser mais opções em vídeos, terá de buscar em outro app. Isso pode tornar um preço de 6 dólares um tanto alto, mas não há compras dentro do aplicativo, e a interface rápida e inteligente torna o processo de tirar fotos muito simples e rápido.

 

Filtros criativos para redes sociais: VSCO

O VSCO possui muitos fãs, e com um bom motivo: a sua combinação de filtros, efeitos e ferramentas de edição tornam simples e divertido o processo de produzir imagens criativas. Se você não gosta de uma vida #semfiltro, o VSCO é o seu app.

 

Ao baixar o app, você terá acesso a uma quantidade realmente insana de ferramentas de manipulação de imagem: exposição, contraste, claridade, tempetura, tons de pele, e muito mais. Enquanto o VSCO foca na experiência após a foto ser feita, a sua câmera embutida é bastante funcional. É possível usá-la para ajustar foco, balanço de branco, ISO, velocidade do obturador e exposição – os iPhones mais novos também podem fazer registros em RAW.

 

iphonecameraapp03.jpg

 

No entanto, há uma pegadinha: o download do VSCO é gratuito, mas você só recebe alguns filtros com a versão gratuita. Como o VSCO está tentando construir uma comunidade de compartilhamento de fotos, é preciso criar uma conta gratuita antes mesmo de usar o app. E então, se você quiser desbloquear o verdadeiro poder do aplicativo, há algumas opções diferentes.

 

É possível pagar 20 dólares por ano para ter acesso a todos os filtros e ferramentas do VSCO. Outra opção é comprar pacotes de filtros de forma separada, com preços entre 3 e 4 dólares, por exemplo.

 

Ferramentas profissionais para vídeos: FiLMiC Pro

Quando os diretores de cinema Sean Baker e Steven Soderbergh gravaram seus filmes Tangerine e Unsane, respectivamente, com iPhones, qual app eles usaram? O FiLMiC Pro (15 dólares, com compras dentro do app).

 

Há uma razão pela qual os vídeos direcionados para a tela grande sempre parecerem ser feitos com o FiLMiC Pro. Esse app te dá mais controle sobre o seu processo de gravação de vídeo do que quase qualquer outra coisa do mercado. Ele entrega ferramentas realmente profissionais para quem sabe mexer com uma câmera de vídeo, como listras de zebra, cores falsas, pico de foco, monitoramento de formatos de ondas, velocidade variável de zoom, diversas opções de frame rate e seleção de microfones (ou uso de microfones externos).

 

iphonecameraapp04.jpg

 

Se você não possui experiência em gravar vídeos, é provável que ache o FiLMiC Pro bastante intimidador. Mas são esses recursos mais avançados que fazem o aplicativo se destacar em relação aos concorrentes.

 

Transformar o seu iPhone em uma câmera de vídeo profissional não é barato. Por 15 dólares, essa é uma das opções mais caras da App Store. E se você se quiser realizar ajustes em tempo real para controles de curva gama, sombras e destaques, entre outras coisas do tipo, precisará desembolsar mais 10 dólares pelo Cinematographer Kit (como uma compra dentro do aplicativo).

 

Outros apps para considerar

Existem muitos outros bons aplicativos de câmera para o iPhone. Esses abaixo não entraram na lista acima, mas com certeza valem ser considerados.

 

-Camera+ (3 dólares, com compras dentro do app)

-ProCamera. (6 dólares, com compras dentro do app)

-Hydra (5 dólares)

-Slow Shutter Cam (2 dólares)

-Cortex Camera (3 dólares)

-ProShot (4 dólares)

-Moment (Gratuito)

-Hipstamatic (3 dólares, com compras dentro do app)