Uber avisa usuários do Brasil sobre vazamento de dados por e-mail

Da Redação
12 de abril de 2018 - 16h57
Empresa desculpas e afirma que nome, e-mail e telefone celular foram comprometidos

Usuários do Uber no Brasil que tiveram seus dados vazados em uma brecha de segurança ocorrida em 2016 estão começando a receber e-mails que avisam se foram vítimas e tiveram suas informações expostas. De acordo com UOL Tecnologia, que teve acesso aos e-mails, a mensagem de aviso às vítimas faz parte de um acordo do Uber com a Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). No Brasil há lei que obrigue empresas a avisar usuários em caso de violação de dados, como ocorre nos Estados Unidos. Mas a Uber diz colaborar com as investigações. 

No comunicado enviado a usuários, a companhia que oferece corridas em carros de aluguel pede desculpas e afirma que dados como nome, e-mail e telefone celular foram comprometidos. A empresa ainda alega, porém, que não foi identificada nenhuma fraude ou isso indevido dessas informações relacionado ao incidente, "especialistas externos não identificaram nenhum indício de download de históricos de locais de viagens, números de cartões de crédito e contas bancárias ou datas de nascimento", completa a companhia.

Uber escondeu o vazamento

A falha foi global, e expôs dados de 57 milhões de pessoas, entre usuários e motoristas do Uber. No Brasil, foram afetados 196 mil. A companhia teria pago um valor de US$ 100 mil (cerca de R$ 330 mil) para que os hackers que executaram o ataque não fizessem uso nem divulgação desses dados, como um resgate e escondeu a informação. O roubo de dados foi ocultado pelo próprio Uber por mais de um ano até vir à tona em novembro do ano passado.