Os melhores apps de gerenciamento de senha para aparelhos Android

JR Raphael, Computerworld/ EUA e Redação
05/04/2018 - 13h48
Memorizar senhas para todos os serviços on-line que você usa é uma tarefa impossível. Por isso, é importante utilizar serviços como LastPass e 1Password.

Proteger as suas contas on-line é mais importante do que nunca – e usar um gerenciador de senhas é uma das maneiras mais fáceis e efetivas para fazer isso.

Por que? É simples. Reutilizar senhas aumenta o risco de ter os seus dados hackeados. Caso alguém descubra a sua senha de um site – por meio de algum tipo de vazamento, seja direcionado ou de grande escala – então também poderá usar o mesmo código para acessar suas contas em diversos outros lugares.

Em um mundo que exige senhas para basicamente qualquer atividade on-line, a maioria dos especialistas em segurança concorda que o segredo para se manter seguro é utilizar senhas longas e aleatórias (juntamente com a autenticação de dois fatores, quando ela está disponível). 

Lembrar algumas senhas já é difícil o bastante, mas fazer isso com dezenas ou centenas de sites e serviços é impossível para a maior parte das pessoas. E é aí que o gerenciador de senhas entra em cena: ele permite gerar e rastrear todas essas informações de forma simples. Com um app do tipo, você só precisa lembrar de uma senha principal – o software cria e lembra do restante.

Saber qual o melhor gerenciador de senhas para você, no entanto, não é algo muito fácil. Por isso, estou aqui para ajudar. Passei uma quantidade significativa de tempo com os principais gerenciadores de senha para Android (usando um Google Nexus 6P com Android 8.1 Oreo para todos os testes).

Veja abaixo minhas recomendações.

O melhor gerenciador Android para a maioria dos usuários

-LastPass

Quando você usa todos os gerenciadores de senhas para Android, uma coisa fica imediatamente clara: o LastPass está em um nível diferente. O app é intuitivo e fácil de usar, e – mais importante – funciona de forma consistente em toda a experiência Android. 

De forma geral, o LastPass torna super simples o processo de armazenar informações de login para apps e sites, e então preenche automaticamente suas credenciais de acesso sempre que necessário.

O LastPass usa de forma inteligente a função autofill do Oreo em combinação com o sistema de acessibilidade do Android para fornecer respostas rápidas e confiáveis sempre que um pedido de login aparece. (Caso o seu aparelho ainda não tenha o Android Oreo, o LastPass vai usar apenas o sistema de acessibilidade para o trabalho de preenchimento de campos. O resultado é uma experiência menos suave e polida, mas ainda perfeitamente funcional.) 

Além do básico, o LastPass traz diversas opções úteis. O app possui um gerador de senhas complexas e um recurso de análise de segurança que olha todas as suas senhas e sugere área em que você poderia melhorar (ao fortalecer senhas fracas, por exemplo, ou ao eliminar senhas usadas em diversos locais). 

O serviço também pode armazenar de forma segura anotações e perfis de preenchimento de formulários – mas para a segunda opção funcionar no mobile, é preciso usar o browser interno do LastPass ou copiar manualmente as informações do app para o navegador.  

Falando em navegadores, o LastPass possui uma ótima integração com todas as principais ofertas de desktop – assim como opções de apps nativos para Windows e Mac. Por isso, manter suas informações acessíveis em diferentes plataformas é algo simples. O LastPass usa o próprio serviço de armazenamento na nuvem, com criptografia no aparelho, para sincronizar todos os dados.

É possível usar os principais recursos do LastPass, incluindo o acesso em diferentes aparelhos, sem gastar nada. Os planos pagos, disponíveis por a partir de 24 dólares ao ano e com opções para famílias, trazem alguns extras, como armazenamento expandido para anotações e documentos, a habilidade de usar YubiKey e Sesame como métodos de autenticação de dois fatores, e a possibilidade de criar um plano de acesso de emergência que forneceria acesso a sua conta após um período extenso de inatividade.

O melhor gerenciador com diversas opções de armazenamento

-1Password 

Se você quer mais controle sobre onde os seus dados são armazenados, o 1Password é a melhor opção. O serviço permite que você mantenha as suas informações nos próprios servidores da empresa na nuvem, assim como o LastPass, mas também fornece opções para usar o Dropbox, o iCloud ou mesmo uma conexão Wi-Fi direta para sincronização entre aparelhos.

No entanto, essas opções extras tem um preço – tanto em termos de dinheiro quanto pela experiência que você terá. O 1Password custa 36 dólares ao ano no plano individual, 60 dólares ao ano para famílias – e possui planos corporativos com preços a partir de 48 dólares anuais. 

E, apesar dos dólares adicionais, usar o 1Password no Android apenas não é algo especialmente agradável – especialmente se comparado ao padrão estabelecido pelo LastPass. “Desajeitada” seria a melhor palavra para descrever a experiência.  

Isso se aplica a diversas funcionalidades do serviço, como a configuração inicial, que não te pede para habilitar as várias permissões de autofill no sistema que fazem as coisas funcionarem, ao método de segurança do serviço, que evita a autenticação de dois fatores, e à falta de bom senso do app em detectar quais informações de login são apropriadas para qualquer situação. 

Como foi dito acima, é tudo um tanto desajeitado. Mas se as opções de armazenamento de dados são essenciais para você, o 1Password ainda é a melhor aposta.

Espere – mas e os outros gerenciadores de senhas para Android?

Você deve ter percebido que alguns apps relativamente populares não apareceram nas recomendações acima. Há uma razão para cada caso. O Dashlane, por exemplo, funciona muito bem com os apps no Android. Mas para os sites abertos no navegador – que representam uma quantidade significativa de logins dos usuários – ele é um tanto desajeitado e inconsistente, ao ponto de ser basicamente inutilizável. 

Enquanto isso, o Enpass é relativamente incomum ao oferecer uma configuração completa para diversos aparelhos e uma variedade de opções de armazenamento sem a necessidade de uma assinatura. Em vez disso, você paga uma taxa única de 10 dólares por uma licença vitalícia. O problema é que a experiência com o Enpass é qualquer coisa, menos elegante. Em vez de permitir que você selecione as credenciais no campo de login de um app, o Enpass te força a voltar para a sua interface completa de app para selecionar e confirmar o nome de usuário que você quer usar. 

Com sites, o Enpass não te fornece nenhuma solicitação ativa. Em vez disso, fica a cargo do usuário abrir o painel de notificações do smartphone e então ativar manualmente uma notificações persistente sempre que quiser preencher algo. O Enpass também possui diversos problemas de compatibilidade. Resumindo: o app apenas não parece uma boa opção para profissionais, e a maioria dos usuários querendo gastar pouco provavelmente ficará mais feliz com a versão gratuita do LastPass.

Além desses apps, há uma longa lista de outros serviços adequados, mas que não conseguem se destacar ou igualar as duas recomendações em áreas como disponibilidade de recursos, experiência de usuário, suporte para diferentes plataformas e confiança estabelecida.