Apple prepara iPhone com tela curva e controle sem toque, diz Bloomberg

Macworld / EUA
05 de abril de 2018 - 15h37
Segundo reportagem, recursos ainda podem levar anos para chegar ao mercado. Funcionalidades já apareceram em rivais Android anteriormente.

Enquanto aparelhos Android já estão copiando o notch (entalho) da câmera frontal do iPhone X, uma nova reportagem da Bloomberg sugere que a Apple poderá fazer o caminho inverso e “emprestar” alguns recursos de dispositivos da Samsung e LG para o seu próximo iPhone. 

Segundo o jornalista Mark Gurman – que há alguns dias relatou que a Apple está se preparando para substituir os chips da Intel por processadores próprios nos Macs, a Apple trabalha em um iPhone com uma tela “que curva em direção ao interior gradualmente de cima para baixo”. Apesar de a Apple já ter usado vidro curvo em seus smartphones desde o iPhone 6, e as bordas do iPhone X se curvarem levemente nas pontas, a empresa ainda não lançou um dispositivo com uma tela visivelmente curva. 

A reportagem da Bloomberg não traz muitos detalhes sobre isso, mas a descrição acima faz parecer que o design será similar ao smartphone LG G Flex lançado há alguns anos. É claro que os aparelhos da linha Galaxy S, da Samsung, já contam com as chamadas “telas infinitas” há algum tempo, mas elas são curvadas para baixo nas laterais em vez de no topo e na parte inferior.

A Bloomberg também aponta que a Apple trabalha em um recurso que permitiria aos usuários controlarem seus iPhones sem precisarem tocar fisicamente na tela. Segundo Gurman, o novo gesto permitiria que os donos do smartphone “realizassem algumas tarefas ao mover os dedos próximos do display sem realmente tocá-lo”. 

Parece um conceito similar ao Air View, do Galaxy S4, um recurso que podia “detectar quando o seu dedo está a 0,6cm da tela e fornecer uma variedade de informações sobre os conteúdos dos quais você está próximo”. Quando testamos o Galaxy S4, gostamos da ideia do Air View e achamos uma funcionalidade útil para quando o usuário está com as mãos molhadas ou sujas, por exemplo. No entanto, a Samsung acabou com o recurso no Galaxy S6.

Gurman destaca que os dois recursos citados acima ainda estão a anos de distância de chegar ao iPhone. 

Os rumores mais recentes apontam que a atualização deste ano para o iPhone trará um aparelho com tela de 6,5 polegadas com o mesmo design do iPhone X e uma versão mais barata de 6,1 polegadas com uma tela LCD. 

Por que isso importa

Apesar de esses recursos citados pela Bloomberg poderem acabar não chegando ao iPhone, sempre é divertido ouvir sobre as coisas em que a Apple está trabalhando.

Há anos existem rumores sobre um iPhone com tela curva, mas esse parece ser o mais forte no sentido de indicar que a Apple está avançando com o conceito.

Apesar de os rumores sobre colocar o dedo próximo da tela serem novos, eles fazem sentido. A Apple introduziu o chamado 3D Touch no iPhone 6S e o Force Touch no Mac para impulsionar ações diferentes para além do simples toque – mas gestos sem a necessidade de toque seriam algo totalmente novo.