Prefeitura de São Paulo lança aplicativo de táxi próprio

Da Redação
03/04/2018 - 15h18
Ferramenta também oferecerá corridas com desconto e promete concorrer com 99, Uber e Cabify

A Prefeitura de São Paulo lançou seu próprio aplicativo de transporte individual nessa segunda-feira (2). Batizado de "SP Táxi", o app como o nome sugere oferece apenas corridas de táxi e deve concorrer com serviços similares como o 99 e outros com motoristas particulares como Cabify e Uber.

Disponível para aparelhos Android (o serviço será liberado para iOS em breve), o app tem funcionamento parecido ao de seus concorrentes. Depois de realizar o seu cadastro, basta definir o endereço de destino e a forma como deseja pagar: em dinheiro, cartão de débito ou crédito. Feito isso, basta confirmar a solicitação e aguardar o carro chegar.

Nesta fase inicial, a plataforma não cobrará taxa do motorista. Apps privados pedem comissões que variam de 17% a 25%. A oferta também promete corridas com descontos de até 40% em relação ao taxímetro. A diferença do valor é calculada diretamente no aplicativo.

Vale notar, entretanto, que nesta fase de lançamento não será possível pagar a corrida no app, apenas diretamente ao taxista. Apesar da máquina de cartão ser obrigatória aos taxistas em São Paulo, a Prefeitura diz que o motorista poderá informar no aplicativo que não aceita cartão de crédito ou débito. Mas lembra que, ao fazê-lo, o taxista pode receber menos chamadas. Segundo a Prefeitura, quando a taxa for cobrada, ela será “menor do que a praticada no mercado”.