Outlook Web App deixa de funcionar em aparelhos iOS e Android em maio

Computerworld / EUA
13 de março de 2018 - 10h00
Microsoft anunciou que o aplicativo OWA será aposentado oficialmente em 15 de maio, deixando o app móvel do Outlook como opção para usuários.

A Microsoft determinou uma data para acabar com um aplicativo web de e-mail que as empresas sempre costumaram usar, dizendo aos usuários que eles devem migrar para outro dos seus apps em dois meses.

O Outlook Web App (OWA) para iOS e Android vai parar de funcionar em 15 de maio, segundo a Microsoft. “Em 15 de maio de 2018, os apps móveis OWA vão parar de funcionar”, revelou na semana passada o gerente da equipe de marketing de produtos da companhia, Eugenia Burrage. “Os usuários do Office 365 que tentarem abrir esses apps receberão uma mensagem direcionando-os para baixar o Outlook para iOS ou Android.”

Antes disso, a Microsoft vai retirar o app OWA das lojas App Store, da Apple, e do Play Store, do Google, no mês que vem, para então começar a alertar os usuários sobre a data de aposentadoria do aplicativo.

O OWA chegou ao iOS no meio de 2013, quando a Microsoft lançou o app que replicava o OWA que os usuários corporativos estavam acostumados a usar no navegador. Cerca de um ano depois, foi a vez da versão para Android chegar ao mercado.

Os apps do OWA para iOS e Android oferecem as mesmas funcionalidades que o OWA em um navegador, permitindo que os usuários acessem os e-mails, agendas e contatos armazenados no Microsoft Exchange. Os aplicativos do OWA só podiam ser usados por usuários cobertos por uma assinatura corporativa do Office 365.

Mas desde que a Microsoft revelou os apps do Outlook para iOS e Android, em 2015, ficou claro que a empresa de Redmond eventualmente acabaria com a versão móvel do OWA.

“O novo app do Outlook substitui o OWA para iPhone/iPad/Android”, afirmou a Microsoft na época. “Estamos deixando os apps do iPhone/iPad/Android no mercado por um tempo porque existem alguns recursos avançados do Office 365 e Exchange Server que ainda não estão disponíveis no Outlook.” 

Aparentemente, esse período chegou ao fim.

No entanto, a decisão da Microsoft de acabar com o OWA em apenas dois meses não caiu muito bem entre os usuários, que fizeram críticas à empresa de Redmond pelo fim do aplicativo.

“Essa é uma ação muito desnecessária por parte da Microsoft. Eu uso o OWA...porque não quero notificações de e-mail ou ícones de mensagens não lidas”, afirmou Tony Mels.

“(Uso o OWA) porque não é possível adicionar caixas de mensagens compartilhadas no app nativo do Outlook, por isso aconselhamos nossos usuários a utilizarem o app OWA”, explicou Jarno Korterink. “Por favor, adicione primeiro suporte para caixas de mensagens compartilhadas ao app nativo do Outlook antes de aposentar esse app do OWA.”