Novo top de linha Nokia 8 traz Snapdragon 835, 6GB de RAM e câmera dupla

PC World / Austrália
27 de fevereiro de 2018 - 18h11
Fabricante HMD Global também apresentou outros smartphones Nokia e até um feature phone retrô, o 8810, durante o MWC 2018, em Barcelona.

A fabricante finlandesa HMD Global, que licencia a marca da Nokia, anunciou diversas novidades nesta semana durante o Mobile World Congress 2018, em Barcelona. A lista de lançamentos inclui desde features phones bastante simples até smartphones Android com recursos de respeito.

Nokia 8110

Após roubar a cena no MWC 2017 com uma releitura do clássico Nokia 3310, a empresa tentou repetir a dose neste ano ao anunciar uma nova versão do Nokia 8110 – mas talvez tenha ido longe demais. Popularizado pelo personagem de Keanu Reeves em Matrix, o 8110 já era um aparelho esquisito para o ano de 1999 e, bem, ele parece ser bem mais estranho para 2018. Saiba mais sobre o novo velho celular neste link.

nokia-8810-retro

Nokia 1

Além disso, a empresa também apresentou um smartphone bastante básico. Chamado de Nokia 1, que também possui um visual meio retrô. Ele só tem 1GB de RAM e 8GB de armazenamento, mas está executando o novo Android Go do Google, que é algo como o programa Android One, mas sem os requisitos de hardware rigorosos. Saiba mais sobre o aparelho por esse link.

nokia-1-android-go-

Nokia 6

Subindo um pouco a escada, a HMD também apresentou o Nokia 6, um smartphone que traz melhorias em relação ao aparelho de mesmo nome lançado em 2017. O novo Nokia 6 roda o Android One e traz diversas novidades em termos de software e hardware.

Com um design em corpo único, o aparelho conta com suporte para recarga wireless e desbloqueio de tela por meio de reconhecimento facial. Em termos de especificações, a versão 2018 do Nokia roda em um chip Snapdragon 630, que, segundo a HMD, permite que o novo modelo tenha um desempenho 60% melhor em relação ao seu antecessor. O dispositivo será lançado em maio na Europa com preço sugerido de 279 euros.

Nokia 7+

A HMD também apresentou um smartphone com uma tela FullVision FHD+ com proporção de 18:9, o mais novo padrão do mercado. Assim como a maioria dos aparelhos mostrados no MWC 2018, o chamado Nokia 7+ é 50% sobre o display e 50% sobre a câmera.

A fabricante também adicionou uma câmera com duas-lentes ZEISS ao aparelho e uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) para imagens, que permite simular condições de iluminação e adicionar máscaras no estilo do Snapchat às fotos. Também merece destaque um novo modo profissional totalmente manual que permite que os usuários mexam com configurações como velocidade do obturador e ISO. O Nokia 7+ também chega em maio ao mercado europeu, mas custará bem mais: 400 euros.

Nokia 8 Sirocco

Por fim, vale destacar que a HMD apresentou uma nova versão do top de linha Nokia 8, que tinha sido lançado originalmente no ano passado. Com acabamento em metal e uma tela curva OLED 2K de 5,5 polegadas, o novo Nokia 8 Sirocco chama a atenção logo de cara. 

nokia82018.jpg

As especificações do aparelho, que roda Android One, incluem ainda processador Snapdragon 835, 6GB de RAM, 128GB de armazenamento interno, bateria de 3.260mAh e resistência à água e poeira, com certificado IP67.

Em termos de câmeras, o Sirocco conta com uma câmera traseira dupla, com uma lente de ângulo aberto de 12MP e um sensor secundário de 13MP com zoom óptico 2x, além de uma câmera frontal de 5MP. Assim como o Nokia 7+, o aparelho também oferece suporte para um modo profissional totalmente manual. O dispositivo também deve ser lançado em maio, com preço sugerido de 750 euros.