Assista: cão-robô da Boston Dynamics agora consegue abrir portas

Da Redação
13/02/2018 - 12h03
SpotMini ganhou nova habilidade e ela é assustadora. Empresa da SoftBank publicou vídeo onde mostra a interação de dois de seus robôs
Como se os robôs da Boston Dynamics já não fossem assustadores o suficiente ao terem aprendido a dar piruetas de costas e segurar copos, agora a matilha robótica da companhia ganhou mais uma nova habilidade: abrir portas. 
 
A empresa, que já foi do Google e agora é detida pela SoftBank, publicou um vídeo de sua criação nessa segunda-feira (12). O vídeo mostra o Spot Mini na frente de uma porta, provavelmente em um laboratório da Boston Dynamics, quando outro colega robótico, equipado com o que poderia ser um braço, se aproxima e, gentilmente, dobra a maçaneta da porta para o outro passar. Veja a delicadeza e precisão do movimento no vídeo abaixo.
 
O SpotMini foi apresentado oficialmente em junho de 2016 e desde então a Boston Dynamics vem apresentando versões suas mais sofisticadas, tendo, inclusive, atualizado sua aparência. No ano passado, o robô-cão ganhou um visual mais polido e movimentos mais ágeis. Uma câmera e sensores instalados - no que soa como a cabeça do SpotMini - também estão bem atentos para observar você e possíveis obstáculos. 
 
A companhia ainda não anunciou possíveis datas de lançamento comercial para nenhum de seus robôs, mas dadas as suas evoluções não seria nada surpreendente ver um deles sendo contratados por aí.