Conheça os melhores aplicativos Android para organizar sua vida

PC World / EUA
16/01/2018 - 12h39
Lista traz aplicativos para te ajudar com projetos, viagens, tarefas do dia-a-dia, despesas de trabalho e muito mais.

2018 já está a todo vapor, então é hora de colocar aquela resolução de Ano Novo em prática. E, por acaso, esse pedaço de vidro brilhante no seu bolso (chamado de smartphone) possui uma quantidade enorme de aplicativos excelentes que podem te ajudar a organizar basicamente tudo que você puder imaginar.

Por isso, selecionamos os melhores aplicativos gratuitos Android para te ajudar a organizar diferentes áreas da sua vida.

Orgazine seus projetos 

Trello

Não importa se você está trabalhando com uma equipe ou tentando manter seus projetos independentes em ordem, o Trello fornece um sistema intuitivo e cheio de recursos para organizar ideias e acompanhar o progresso.

O app divide os seus projetos em uma série de painéis. Dentro de cada um deles, você cria uma série de listas. E dentro de cada lista, você adiciona quantos cartões quiser – esses cartões são itens individuais que contém texto, fotos, arquivos e por aí vai.  

O Trello é gratuito, com uma assinatura mensal opcional de 5 dólares que libera recursos adicionais como anexos de arquivos maiores, habilidades de gerenciamento e integrações ilimitadas com outros app corporativos.

Organize suas listas de coisas a fazer

Any.Do

O Android possui muitas ferramentas para criar listas. Mas quando falamos de organização séria de tarefas, o Any.do se destaca das outras opções no ecossistema. O app possui uma interface clean e fácil de navegar com muitos recursos úteis para criar, organizar e avançar em todos os tipos de listas. 

A tela do aplicativo separa automaticamente as suas tarefas em quatro seções padrão: Today (Hoje), Tomorrow (Amanhã), Upcoming (A seguir) e Someday (Algum dia) – e você também pode criar as suas próprias categorias. É possível arrastar e soltar tarefas entre as listas e adicionar anotações, arquivos, áudios e lembretes a qualquer um dos itens. Você pode inclusive visualizar e gerenciar o calendário nativo do seu aparelho no aplicativo, juntamente com as suas tarefas.

O Any.do possui ainda alguns extras bastante úteis, incluindo uma barra de adição rápida que coloca as suas tarefas daquele dia no painel de notificações, um conjunto de widgets interessantes para a tela inicial, e um sistema inteligente de pop-ups para te lembrar sobre ligações perdidas. 

O aplicativo é gratuito, mas possui opções de assinaturas pagas (individuais e em grupo) para recursos mais avançados, como lembretes baseados em localizações e anexos ilimitados. 

Organize suas anotações

Evernote 

Se você já pensou que o seu cérebro poderia aproveitar um pouco de armazenamento extra, então o Evernote é o aplicativo que você precisa. Não é o app Android de anotações mais simples do mercado, mas para quem recebe muitas informações diariamente, é o serviço com os melhores recursos para separar e organizar esses dados.

O Evernote facilita a sua vida na hora de fazer anotações no smartphone, seja digitando, falando com o app, por um widget na tela inicial ou com uma barra de adição rápida. O aplicativo também permite que você encaminhe e-mails para armazenamento seguro e salve páginas web inteiras a partir do seu navegador mobile para usar como referência depois. 

O aplicativo é gratuito, mas oferece planos mensais e anuais com recursos extras, como acesso offline e a habilidade de encaminhar e-mails para o serviço.

Organize coisas aleatória que você precisa lembrar

Google Assistente

Para lembretes rápidos e a qualquer hora, vai ser difícil achar uma opção melhor do que o app embutido no seu próprio smartphone, o Google Assistente – agora disponível na maioria dos smartphones com o Android 5.0 ou versão mais recente.

Para acioná-lo, basta segurar o botão Home apertado por alguns segundos ou então configurar a ativação por voz “Ok, Google”.

Quando você precisar lembrar de algo em um determinado lugar ou horário, apenas diga ao Assistente o que é e como você quer ser lembrado. Por exemplo, você pode falar coisas como “Me lembre de comprar maçãs no mercado” ou “me lembre de falar com o João às 11h”. Quando você chegar no local ou horário determinados, o seu smartphone irá te alertar sobre o lembrete.

E quando você precisar lembrar algo e não quiser um alerta, apenas diga ao Assistente para lembrar. Mais ou menos assim: “Lembre que aluguei um carro com a placa 123456”. E então, quando quiser aquela informação, basta pedir ao assistente: “O que te falei sobre o carro que aluguei?”, que ele irá mostrar exatamente o que você falou antes. 

Organização automatizada – é difícil ficar mais fácil do que isso.

Organize lugares

Google Maps

Claro, todo mundo sabe que o Maps é ótimo para navegação. Mas você sabia que também é possível usar o app para manter registro de locais importantes?

Abra o Maps, então abra o menu principal à esquerda da tela e toque em “Seus Lugares”. Vá até a aba “Salvos” e toque no ícone azul de adição, no canto inferior direito da tela. Desta forma, você poderá criar listas de lugares relacionados – seja seus locais favoritos, lugares para almoçar com clientes, locais que quer conhecer, bons restaurantes no seu bairro, etc. E você poderá ver todos esses lugares em um único mapa interativo para uma navegação mais fácil.

Além disso, o Maps também pode lembrar onde você estacionou seu carro e te ajudar a encontrá-lo depois. Apenas abra o app e toque no ponto azul que representa a sua localização no mapa. Então selecione “Salvar Estacionamento” no menu. Se quiser, é possível até mesmo adicionar anotações e fotos ou configurar um lembrete com timer. 

Organize sua viagem

Google Trips

Se você usa o Gmail (ou Inbox) e viaja bastante – seja a turismo ou trabalho – então com certeza precisa ter o Google Trips no seu smartphone.

O app puxa automaticamente os detalhes de viagens da sua caixa de entrada – desde voos até hotéis e reservas de carros e ingressos de shows – e então organiza todos esses dados em pacotes baseados em viagens. Assim você pode ver todos os seus planos em um único lugar e até separá-los com base em atrações turísticas específicas e sugestões de restaurantes, por exemplo.

O Trips também permite que você compartilhe seu itinerário com os outros de forma fácil. E o melhor de tudo: você não precisa fazer quase nada em todo o processo.

Organize suas despesas

Expensify

Tentar manter registro dos recibos de despesas corporativas é uma tarefa das mais incômodas – mas espere! Há uma maneira melhor para você fazer isso. 

Não importa se você está guardando as despesas diretamente na viagem ou recebendo as notas por e-mail, o Expensify faz todo o trabalho de organização por você. Basta escanear qualquer recibo físico no app, que irá extrair todos os detalhes relevantes. Recebeu notas eletrônicas? Basta encaminhá-las para um endereço específico e o mesmo acontecerá.

O serviço é gratuito, mas possui assinaturas pagas para usuários individuais ou empresas com recursos extras.

Organize os artigos e notícias que você quer ler

Pocket

A Internet costuma ter mais conteúdo interessante do que tempo disponível em um dia. O truque para não deixar isso te atrapalhar está em um aplicativo chamado Pocket, que permite salvar de forma simples notícias e artigos em qualquer site – em qualquer aparelho – para ler depois.

Tudo que você precisa fazer é clicar em um botão no navegador do seu computador ou usar o comando Compartilhar (Share) no seu navegador Android para salvar algum conteúdo na sua biblioteca do app. É possível adicionar tags para deixar tudo mais organizado, inclusive.

O Pocket é gratuito e oferece uma assinatura anual opcional de 45 dólares, que some com a publicidade e traz recursos como a habilidade de buscas avançadas nos seus artigos salvos.