Nvidia fecha parcerias com Uber e Volks para veículos autônomos

Da Redação
08/01/2018 - 19h16
Fabricante de chips revelou na CES 2018, em Las Vegas, que fornecerá tecnologias de direção autônoma para gigantes do setor.

A Nvidia anunciou nesta segunda-feira, 8/1, durante a CES 2018, em Las Vegas, que fechou novas parcerias com a Volkswagen e o Uber para fornecer suas tecnologias de direção autônoma. 

Volks

A montadora alemã de automóveis vai usar a plataforma Drive IX, basicamente um kit de desenvolvimento de software da Nvidia, em alguns dos seus novos modelos, com destaque para o I.D. Buzz, uma versão renovada e elétrica da clássica e icônica ‘Kombi’ (imagem acima).

Entre outras coisas, o carro da Volks utilizará a tecnologia da Nvidia para criar um sistema de “copilotagem”. Para isso, trabalharão em aplicativos de “Intelligent Co-Pilot” (Copiloto Inteligente, em tradução livre), incluindo sistemas de conveniência e assistência com recursos de reconhecimento facial e controle por gestos, entre outros.

Uber

Já a parceria com o Uber inclui as frotas de automóveis e caminhões autônomos da empresa norte-americana de transporte particular.  Atualmente, a companhia de transporte utiliza processadores de alto desempenho da Nvidia para rodar redes neurais profundas nas suas frotas de carros e caminhões autônomos.

Vale lembrar que o Uber vem investindo alto no segmento de carros autônomos. A empresa realizou recentemente dois projetos pilotos na área, um em Pittsburgh e outro em Phoenix, com mais de 50 mil viagens registradas no total.  A companhia também fechou, em novembro de 2017, um acordo com a Volvo para a compra de milhares de carros autônomos a partir de 2019, mais especificamente o modelo SUV XC90.

Xavier

Por fim, a Nvidia também revelou que o Xavier, seu chip de Inteligência Artificial (IA) para carros autônomos, agora finalmente está disponível para os clientes – o processador tinha sido anunciado originalmente em 2016 pela companhia.