Novo app do criador do Waze promete revolucionar manutenção de carros

Da Redação
05/12/2017 - 15h20
Já disponível no Brasil, Engie funciona em parceria com um dispositivo especial que tem preços entre R$59 e R$79.

Um novo aplicativo para smartphones quer revolucionar a experiência dos motoristas para a manutenção de seus carros. Chamado de Engie, o software foi criado por Gal Aharon e Alon Hendelman em colaboração com o fundador do Waze, Uri Levine.

Fundada em 2014 e já presente em Israel, EUA, Reino Unido, Espanha e México, a startup chega agora ao Brasil com a promessa de transformar o seu automóvel em um veículo conectado e inteligente para fornecer informações e diagnósticos em tempo real, permitindo assim que o motorista saiba com precisão qual o problema do seu carro antes de ir para a oficina. 

Disponível para aparelhos Android e iOS, o app gratuito do Engie funciona em parceria com um dispositivo chamado Engie OBDII (com conectividade Bluetooth), que está em pré-venda no site da empresa por 59 reais para Android e 79 reais para iOS. De acordo com a empresa, esse sistema OBDII está em disponível em todos os carros a gasolina/álcool desde 2002 e na maioria dos veículos a diesel a partir de 2005. 

No total, o sistema possui capacidade para identificar mais de 10 mil problemas mecânicos diretamente do computador de bordo do carro, afirma a empresa. Quando é detectado um mau funcionamento, por exemplo, os donos dos carros também recebem cotações em tempo real de mecânicos próximos para fazer o conserto.