Apple corrige novos bugs embaraçosos do iPhone com update iOS 11.2

Macworld / EUA
05 de dezembro de 2017 - 11h54
Problema fez com que muitos iPhones rodando o iOS 11.1.2 começassem a reinicializar e travar de maneira inexplicável no final de semana.

Quando o relógio bateu meia-noite em 2 de dezembro, muitos iPhones que estavam rodando o iOS 11.1.2 começaram a reinicializar e travar de maneira inexplicável. Mas se você é um dos afetados por esse bug um tanto embaraçoso, saiba que já há uma solução. 

O problema envolve as notificações “locais” do iOS, alertas que aconteceu no seu iPhone, em vez do serviço de notificações por push da Apple. É difícil saber quais apps usam notificações locais e quais usam notificações remotas, mas um exemplo é o app de meditação Headspace, que envia lembretes diários para os usuários relaxarem e respirarem. Qualquer app que envie notificações locais pode ser o culpado. 

Por conta disso, a Apple enviou o update 11.2 no meio da noite, uma atualização importante que também traz o Apple Pay Cash, recarga wireless mais rápida para o iPhone 8 e iPhone X, e outras correções de bugs e mudanças visuais. O sexto beta do iOS 11.2 foi lançado no domingo, apenas dias após o beta 5 ter chegado. Provavelmente ele foi liberado antes por conta do bug, uma vez que a Apple não costuma soltar importantes updates do iOS depois da meia-noite em um sábado. 

Caso você tenha acordado com um iPhone travado, saiba o que você precisa fazer para solucionar o bug: desabilite todas as notificações para que o update não seja interrompido por um alerta problemático. Infelizmente, essa não é uma tarefa simples, já que não há uma chave para desligar todas as notificações de uma vez, e as notificações locais ainda podem aparecer mesmo com a opção Do Not Disturb habilitada. Vá até a aba de notificações no app Ajustes, navegue pela lista de apps para descobrir quais estão enviando notificações. Toque no app e desabilite a chave de notificações.

Caso o seu iPhone não permita que você abra a tela inicial para alterar as notificações, tente conectá-lo ao seu Mac ou PC para fazer a atualização via iTunes. Instale o iOS 11.2 em Ajustes > Geral > Atualização de Software. 

A história por trás da história

Soluções de bugs são uma parte normal de upgrades de sistemas, mas esse bug do final de semana é apenas um péssimo final para uma semana de problemas da Apple. Primeiro houve uma grande falha no macOS High Sierra 10.13.1 que permitia que qualquer pessoa acessasse totalmente o seu computador ao digitar o nome de usuário root sem uma senha. Uma solução foi liberada rapidamente, mas ela causou um outro problema no compartilhamento de arquivos do sistema. 

Mas esse novo bug do iOS não é um problema isolado. Ironicamente, foi o bug do iOS 11.1.2 que causou o problema, sendo que o update foi inicialmente liberado para solucionar problemas com a resposta da tela do iPhone X em temperaturas baixas. Antes disso, ele foi precedido pelo iOS 11.1.1 que corrigiou um bug do corretor automático. Então talvez a Apple precise olhar com mais calma e afinco o processo de desenvolvimento do iOS.