Carros autônomos da Waymo têm mais de 6 milhões de quilômetros rodados

Da Redação
28/11/2017 - 17h00
Marca diz respeito aos testes conduzidos em ruas públicas. Companhia tem desenvolvido tecnologia autônoma para veículos desde 2009

A unidade de carros autônomos do Google, a Waymo, revelou que seus veículos superaram a marca de 6,4 milhões de quilômetros rodados em ruas públicas desde que o projeto teve início em 2009.  

Vale ressaltar que a velocidade com que a Waymo tem conduzido tal iniciativa vem acelerando nos últimos anos como mostra um gráfico compartilhado pela companhia. Só entre maio e novembro de 2017, a companhia garantiu 1,6 milhão de quilômetros rodados com seus veículos autônomos. 

Desde outubro deste ano, os veículos do projeto já são testados sem a presença de um motorista de segurança atrás do volante nas ruas públicas de Phoenix, Arizona. Funcionários da Waymo ainda estão presentes no carro. Mas ao invés de se sentarem no banco do motorista, prontos para acionar os freios caso algum imprevisto aconteça, eles se sentam no banco de trás e estão preparados para apertar uma espécie de botão de emergência para parar o veículo caso algo dê errado.

Os sistemas autônomos da Waymo aprendem de uma combinação de experiências nas ruas públicas e na área de testes privadas. Nesta, há uma série de cenários simulados que representam as condições na vida real, aquelas que não dariam para controlar.

O Google tem desenvolvido a tecnologia que equipa seus carros há cerca de oito anos. E ao atingir o chamado nível 4 de autonomia, a companhia sai à frente do restante da indústria, incluindo a concorrente Uber. Em setembro, a empresa fundada por Travis Kalanick atingiu 1,6 milhão de quilômetros rodados com seus carros autônomos.