Ford firma parceria para instalar 400 estações de recarga para carros elétricos

Da Redação
07 de novembro de 2017 - 10h45
Joint venture incluiu as montadoras BMW, Daimler e Volkswagen. Divisão chamada Ionity desenvolverá e instalará rede de recarga em toda a Europa

Foto: Divulgação Ford

As montadoras Ford, BMW, Daimler e Volkswagen, incluindo as marcas Audi e Porsche, anunciaram nesta terça-feira (07) a formação de uma joint venture para desenvolver e instalar uma rede de recarga de veículos elétricos em toda a Europa.

Batizada de Ionity, a divisão prevê  a abertura de cerca de 400 estações de recarga de alta potência até 2020. Um dos objetivos é  facilitar as viagens de longa distância, um passo importante para a popularização dos veículos elétricos. 

A joint venture terá sede em Munique, Alemanha, e será liderada pelo diretor-presidente Michael Hajesch e pelo diretor de operações Marcus Groll, com uma equipe que deve chegar a 50 pessoas até o início de 2018. Os sócios fundadores têm partes iguais na joint venture e outros fabricantes de automóveis são convidados para a expansão da rede. 

“A primeira rede de recarga elétrica de alta potência pan-europeia tem um papel essencial na viabilização do mercado de veículos elétricos. A Ionity atende o nosso objetivo comum de oferecer aos clientes carga rápida e pagamento digital para facilitar as viagens de longa distância”, disse Hajesch, em comunicado à imprensa.

Segundo informações divulgadas pela Ford, um total de 20 estações serão inauguradas já em 2017. Elas estarão nas principais estradas da Alemanha, Noruega e Áustria, em intervalos de 120 km. Em 2018, a rede será ampliada para mais de 100 estações.

Com capacidade de até 350 kW por ponto, a rede vai usar o padrão europeu de carregamento chamado “Combined Charging System”, reduzindo significativamente o tempo de recarga comparado aos sistemas atuais. A expectativa é que o seu conceito multimarca e a distribuição em toda a Europa impulsionem a adoção dos veículos elétricos.