Facebook lança no Brasil assistente pessoal inteligente do Messenger

Da Redação
10/10/2017 - 19h45
Batizada de M, assistente reconhece intenções em uma conversa para oferecer ações, como compartilhar localização, enviar mensagens de aniversário ou fazer chamadas de voz

O Facebook lançou nesta terça-feira (10/10) no Brasil, a assistente pessoal do Messenger que utiliza inteligência artificial para oferecer sugestões de recursos e conteúdo em uma conversa. 

Batizada de M, a assistente mostra opções quando é reconhecida uma intenção na conversa. Inicialmente incluirá as seguintes ações:

- Enviar stickers: M compartilha sugestões de stickers divertidos para suas interações cotidianas como “obrigado” ou “tchau”.

- Compartilhar localização: Se alguém perguntar "Onde você está?" ou se você disser algo como "Estou a caminho", a M pode sugerir que você compartilhe sua localização durante a conversa.

- Criar uma enquete: o recurso, disponível somente em conversas em grupo, permite criar uma enquete sobre qualquer tema nos grupos de conversa

- Enviar mensagens de aniversário: se a pessoa com quem você está conversando individualmente no Messenger estiver fazendo aniversário, M vai sugerir uma mensagem para parabenizá-la, podendo ser um sticker, cartão, mensagem ou vídeo com o tema Aniversário.

- Fazer uma chamada por voz ou vídeo: se as pessoas estiverem conversando entre si ou em um grupo e expressam a vontade de fazer uma ligação, M irá sugerir uma conversa por áudio ou vídeo no Messenger. Dessa maneira, por exemplo, se alguém diz “quer me ligar?” M irá fazer uma sugestão automaticamente

Segundo o Facebook, a M foi construída com base em técnicas de aprendizagem de máquina e, por isso, quanto mais o usuário utilizar seus recursos, mais ela aprenderá sobre seus hábitos e sugestões se tornarão ainda mais precisas.

Para experimentá-la, basta conversar com um amigo ou em um grupo como você faria normalmente e a M poderá fazer uma sugestão de uma das ações principais. Caso você não queira acatar as sugestões, é possível ignorá-las ou dispensá-las. Da mesma forma, é possível deixá-la em mudo, alterando-a em configurações.

Lançada primeiramente nos Estados Unidos em abril deste ano, a M começa a chegar ao Brasil nesta terça e será lançada gradualmente para dispositivos iOS e Android, informou o Facebook.