Easy Carros usa IA para reduzir custos de manutenção de frota B2B

Da Redação
05 de outubro de 2017 - 15h12
Startup brasileira de serviços automotivos por app reduz em até 30% das despesas das frotas corporativas e gera economia de até 2,5 mil litros de água

A startup brasileira Easy Carros, que conecta por meio de app móvel profissionais de serviços automotivos a usuários individuais e corporativos, está usando Inteligência Artificial para ajudar clientes corporativos - empresas que utilizam a plataforma para a manutenção da sua frota - a reduzir até 30% dos custos de manutenção dos carros com seus serviços.

Além disso, com o uso de um processo de limpeza ecológica que utiliza apenas um copo de água de 300 ml por carro, a startup permite economizar, em média, 2,5 mil litros de água por semana para cada 100 veículos lavados. Para manter o efeito da limpeza por mais tempo (3 x mais), a Easy Carros usa o processo de enceramento dos veículos. "Nós trabalhamos com frotas de grandes empresas. Então, apresentamos nosso projeto que tem o papel de tornar a nossa cadeia de suprimentos mais sustentável e prática", diz Fernando Saddi, CEO da Easy Carros. "Tivemos que assumir a responsabilidade com o meio ambiente e, com isso, ganhamos muitos clientes que abraçaram a causa."

Lançada em janeiro de 2015, a Easy Carros reúne diferentes prestadores de serviços automotivos, como como lavagem ecológica, enceramento, polimento, higienização interna, higienização do ar-condicionado, cristalização de vidros, limpeza técnica do motor, troca de óleo e hidratação de couro. Os preços são tabelados de acordo com o tamanho do automóvel e a vantagem para quem contrata é que o prestador de serviço vai até o carro. O pagamento é feito online, exclusivamente com cartão de crédito.

“A Easy Carros nasceu para ser a maneira mais conveniente e segura para contratação de serviços automotivos, como lavagem de carro ecológica e troca de óleo, por exemplo. Queremos provar cada vez mais mobilidade e facilidade ao cliente que não tem tempo para parar sua rotina corrida no escritório para achar um profissional confiável, levar seu carro até o local e aguardar o carro ficar pronto”, explica Fernando Saddi. “Além disso, conectamos uma série de empreendedores do setor automotivo aos seus clientes, ajudando-os a crescerem seus negócios”, completa.

A empresa já tem 70% do seu faturamento vindo do de clientes B2B. A lista de empresas usuárias inclui grupo Bimbo, responsável pelas marcas Pullman e Nutella; o grupo Bandeirantes e Movida, empresa de aluguel de carros. A economia de até 30%, segundo a Easy Carros, vem com o uso de Inteligência Artificial e fornecimento de um sistema automatizado de gestão de serviços e pagamento. Com IA, eles conseguem prever serviços que os carros que fazem parte da frota do cliente precisam fazer.

 “Mobilidade urbana e inovação são duas coisas que estão no DNA da Easy Carros e, auxiliar essas empresas a terem um serviço mais eficiente, usando a tecnologia, é algo que trabalhamos diariamente”, complementa Saddi.

 A Easy Carros está disponível em mais de 30 cidades do país como: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santa Catarina, Distrito Federal, entre outras. Em 2016, a startup ficou em 1º lugar na premiação G-Startup, que reconhece as melhores startups do Brasil, e ganhou o direito de ir ao Vale do Silício concorrer ao G-Startup WorldWide. Foi premiada pela consultoria internacional Frost & Sullivan com o prêmio “2016 Brazilian Auto-services Marketplace Growth, Innovation & Leadership Award", por sua excelência em performance, desempenho e inovação. A empresa também foi selecionada pela Endeavor para o programa Promessas Endeavor JPMorgan, considerada uma entre as 30 empresas que são promessas para um dos programas de empreendedorismo mais competitivos do mundo.