Boeing comprará empresa que desenvolve tecnologia autônoma para aeronaves

Da Redação
05 de outubro de 2017 - 19h12
Aurora Flight Sciences já contabiliza mais de 30 voos autônomos. Boeing diz que aquisição é essencial para promover o desenvolvimento da próxima geração de aeronaves

A Boeing anunciou nesta quinta-feira (5/10) a compra a Aurora Flight Sciences, empresa de aviação que tem desenvolvido tecnologia autônoma para equipar aeronaves. 

"A força e a inovação combinadas de nossas equipes promoverão o desenvolvimento da autonomia para nossos sistemas comerciais e militares", disse Greg Hyslop, diretor de tecnologia e vice-presidente da Boeing Engineering, Test and Technology, em comunicado. 

Fundada em 1989, a empresa baseada no estado da Virgínia contabiliza mais de 30 voos autônomos de teste. No ano passado, recebeu um contrato de US$ 89 milhões do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para desenvolver uma aeronave autônoma que levanta e pousa na vertical e que chamou de LightningStrike, uma referência à sua propulsão elétrica.

Vale lembrar que a Aurora é uma das poucas empresas que se associaram a Uber na tentativa de desenvolver uma rede de "táxis voadores". 

Entretanto, nem a Boeing e nem a Aurora mencionaram o projeto com a Uber em suas declarações.  Ao Business Insider, um representante da Aurora informou que a empresa continuaria a trabalhar com seus parceiros e fornecedores existentes após a aquisição.

A Boeing também não é a única grande empresa da indústria aeroespacial que tem feito grandes apostas em veículos de pouso vertical. Nesta semana, a Airbus revelou que está no caminho para começar a testar seus primeiros veículos elétricos a partir do próximo ano.