Especial: tudo o que já sabemos sobre o novo iPhone X, que chega em 12/9

Macworld / EUA
11/09/2017 - 19h57
Edição especial de 10 anos do smartphone da Apple deverá trazer muita coisa diferente em relação aos seus antecessores. Confira nosso FAQ sobre o aparelho.

O iPhone 8 talvez não seja o que você espera. De qualquer forma, poderemos estar falando sobre um iPhone X, que seria o novo top de linha da Apple. E graças a vazamentos de firmware, o mundo já pode estar a par sobre diversos recursos e especificações do aguardado smartphone.

Estamos a pouco mais de um dia do evento da Apple, e está começando a parecer que não há nenhuma surpresa restante. Após o vazamento do firmware do HomePod em agosto, o 9to5Mac agora colocou as mãos na versão GM (Golden Master) do iOS 11, mais conhecida como a versão final de um sistema antes de seu lançamento para o público.

E há muita coisa para se olhar na parte de dentro. Além de confirmar basicamente tudo que estava no firmware do HomePod, também aprendemos mais algumas coisas sobre o novo iPhone, incluindo seu nome, que deverá ser iPhone X e não iPhone 8.

appleevento_625.jpg

O iPhone 8 então será chamado de iPhone X?

Uma das maiores questões sobre o novo iPhone nos últimos meses tem sido o seu nome. Primeiro foi iPhone 8, depois iPhone Pro, depois iPhone 8 de novo, depois iPhone 8 novamente, depois iPhone Edition. E agora parece que tudo isso estava errado. Como sugerido pelas referências encontradas no código do iOS 11 pelo desenvolvedor Steve Troughton-Smith, o novo aparelho da Apple será, na verdade, chamado de iPhone X.

Por que? Bom, só saberemos isso com certeza até ouvirmos da própria Apple, mas presumivelmente é uma referência ao fato de 2017 marcar o aniversário de 10 anos do seu icônico smartphone. Vale lembrar que a Apple abandonou recentemente o uso do “X” na nomenclatura dos sistemas do Mac, então não haveria nenhuma confusão com os seus desktops/laptops.

Ainda teremos um iPhone 8?

Os rumores sugerem que a Apple lançará um iPhone 8 e um iPhone 8 Plus juntamente com o iPhone X, então a empresa não iria abandonar totalmente o seu padrão de nomes. O iPhone X seria mais uma edição especial, como os anteriores iPhone SE e iPhone C.

Mas e o iPhone 9?

Tudo depende de como a Apple irá planejar sua linha daqui para frente. Mas lembre-se que a Microsoft pulou do Windows 8 para o Windows 10. Então aparentemente as empresas de tecnologia não gostam muito do número 9.

Como será o iPhone X?

Enquanto quase tudo no iPhone X será diferente, todo mundo provavelmente falará muito do design do aparelho. Apesar de ainda não termos visto o aparelho de verdade, ícones idênticos dentro do firmware do HomePod e da versão GM do iOS 11 sugerem que o aparelho será bastante diferente de qualquer iPhone lançado até então.

O iPhone X deverá trazer um design com uma tela totalmente sem bordas, com uma pequena linha na parte de cima (para a câmera e outros sensores). Provavelmente o aparelho terá 5,8 polegadas, mas com um formato significativamente menor do que o iPhone 7 Plus. Com tanta tela, você provavelmente poderá dizer adeus ao botão Home, algo que deve irritar muita gente.

Tirando isso, o layout do aparelho deverá ser parecido, com um botão power no lado direito e botões de volume na esquerda, além de uma câmera dupla na parte traseira. Dessa vez, no entanto, o arranjo da câmera deverá ser vertical no canto superior esquerdo do dispositivo e não horizontal.

Em quais cores o iPhone X estará disponível?

Quanto `as cores, o analista da KGI Securities, Ming-Chi Kuo, afirma que o iPhone X estará disponível em apenas três versões: prata, preto e um novo dourado (chamado de coppery blush gold). Vale notar que o analista disse que todos esses modelos terão a parte frontal na cor preta, o que também marcaria a primeira vez que não disponibiliza um iPhone branco desde o iPhone 3GS.

E a tela do iPhone X?

Informações confiáveis afirmam que o iPhone X será o primeiro smartphone da Apple com tela OLED. Como já vimos em aparelhos Android da Samsung, Google e outras, as cores OLED são mais vibrantes com pretos mais profundos, maior brilho e um contraste sensacional. 

Também há benefícios em termos de bateria. Com as telas OLED, os pixels pretos não produzem nenhuma luz, por isso o aparelho realmente conserva energia ao usar cores escuras. O fornecimento, no entanto, pode ser um ponto negativo. As telas OLED são mais difíceis de serem produzidas, e a Apple precisará de muitas delas. Rumores recentes sugerem que poderá haver uma longa espera antes do iPhone X chegar aos consumidores.

Como usarei o Touch ID sem um botão Home?

Boa pergunta. Segundo os vazamentos mais recentes, a Apple vai trocar o Touch ID por um novo sistema chamado FaceID.

O que é o Face ID?

É o provável nome do novo sistema biométrico da Apple para desbloquear e realizar pagamentos com o iPhone X. Ele provavelmente utilizará uma nova câmera 3D para escaneamento segura e precisa. No iOS 11 GM, o desenvolvedor Guilherme Rambo encontrou o processo completo de configuração do Face ID, completo com instruções para usá-lo para desbloqueio, pagamento e auto-preenchimento; uma tela que descreve seu funcionamento; e uma animação de autenticação. Até o momento, outros aparelhos do mercado que usaram reconhecimento facial tiveram resultados diversos, mas o jornalista Mark Gurman, do Business Insider, afirma que o sistema da Apple será mais rápido, seguro e preciso do que o Touch ID.

Então como vou recuperar o botão Home?

O iPhone X deverá ter um novo sistema de navegação, então provavelmente haverá uma curva de aprendizado. Em vez de tocar no botão Home físico para voltar `a tela inicial, o site 9to5Mac confirmou que teremos uma nova barra de navegação na parte inferior da tela do iPhone. 

Qual chip estará presente no iPhone X?

Como esperado, o 9to5Mac afirma que o iPhone X terá o chip A11 Fusion, da Apple, que promete ser bem mais rápido do que o A10, usado no iPhone 7, e do que o A10X, presente no iPad Pro. 

Quais as opções de armazenamento do iPhone X?

Ainda não sabemos com certeza, mas os rumores sugerem que o iPhone X começará em 64GB de armazenamento interno, seguindo para 128GB e 256GB.

Como serão as câmeras do iPhone X?

Ainda não sabemos muito sobre as câmeras do novo iPhone. Com base em renders compartilhados no Twitter, é muito provável que o iPhone X tenha uma câmera dupla traseira alinhada de maneira vertical, mas ainda sabemos se será melhor do que a câmera com duas lentes de 12MP do iPhone 7. A Fast Company aponta que o novo iPhone terá um sistema 3D a laser na sua câmera principal para ajudar com aplicações de Realidade Aumentada (AR).

E a bateria do iPhone X?

Ainda não ouvimos nada sobre a bateria do iPhone X, mas apostamos que será pelo menos igual `a bateria do iPhone 7 Plus. A análise feita pelo iFixit sobre o iPhone 7 Plus desmontado revelou que o smartphone possui uma bateria de 2900 mAh, então o novo iPhone X deverá cruzar a linha de 3000mAh.

E o preço?

Tudo isso parece caro. Quanto irá custar o novo iPhone X? O The New York Times afirma que o iPhone X terá preços a partir de 1 mil dólares, mas alguns relatos dão conta de que os valores poderão chegar a 1.200 dólares.