Todos os veículos da Jaguar Land Rover serão eletrificados a partir de 2020

Silvia Bassi *
07/09/2017 - 06h08
Em um evento especial para discutir o futuro da mobilidade, a companhia também anunciou o Future Type, o veículo autônomo de 2040

A Jaguar Land Rover (JLR), a conhecida marca britânica de veículos de luxo, está abraçando o futuro da mobilidade em grande estilo. Na abertura do primeiro Jaguar Land Rover TechFest, evento que começa nesta quinta-feira (07/09) em Londres, a companhia anunciou que a partir de 2020 todos os seus veículos serão eletrificados (totalmente ou híbridos) e mostrou como espera encarar o futuro da mobilidade com um novo carro autônomo chamado por hora de Future Type, previsto para 2040. 

"Estamos na fronteira da revolução da mobilidade. Veículos autônomos, conectados, eletrificados e compartilhados. O impacto das mudanças que estamos abraçando serão enormes em todos os setoresda nossa economia e em todos os setores da sociedade, globalmente. As oportunidades são enormes, incluindo benefícios para a saúde, o fim dos congestionamentos, zero acidentes, não mais poluição pelos escapamentos e ar limpo", disse o CEO da JLR, Dr. Ralf Speth, em discurso na abertura do TechFest.

O evento reúne especialistas para discutir como a tecnologia está atuando para a renovação da indústria automotiva. O festival é gratuito e está sediado na renomada escola de arte, design e tecnologia Central Saint Martins, em Londres. Nesta quinta-feira o TechFest está aberto apenas aos mais de 300 jornalistas convidados, mas entre os dias 8 e 10 de setembro estará aberto aos visitantes com uma exposição dos veículos da JLR e atividades interativas para discutir e experimentar o futuro onde os carros se movimentam sozinhos e são usados de forma compartilhada.

“Todos os novos veículos Jaguar e Land Rover lançados a partir de 2020 serão eletrificados. Isso dará aos nossos clientes ainda mais opções de escolha. Nós iremos introduzir em nossa linha de veículos um novo portfólio de modelos elétricos que incluirá modelos 100% movidos a eletricidade e modelos híbridos. Esse movimento da Jaguar Land Rover rumo à completa eletrificação de sua linha começará com o lançamento do novo Jaguar I–PACE SUV totalmente elétrico e de performance da Jaguar, que estará a venda já no ano que vem”.

Outra novidade da companhia mostrada no Tech Fest é o Jaguar E-type Zero, uma revisitação do carro mais estiloso da companhia -  um modelo do ano de 1968 Série 1.5 Roadster - na versão século 21 totalmente eletrificado. Reconhecido por Enzo Ferrari como o “mais belo automóvel já produzido na história”, o E-type combina pela primeira vez o design genial com um motor elétrico contemporâneo.

O motor elétrico do E-type Zero faz o carro atingir os 100 quilômetros por hora em apenas 5,7 segundos. O modelo foi desenvolvido pelos engenheiros da Jaguar Classic, nas oficinas de Warwickshire, no Reino Unido.

Futuro elétrico e conectado


future type

 

Se a nova Jaguar I-PACE é o começo de um futuro limpo eletrificado, o Jaguar FUTURE-TYPE é a a visão da marca britânica para a mobilidade a partir do ano de 2040: elétrico, inteligente, autônomo, totalmente conectado... e compartilhado. Na verdade, a ideia é que o usuário seja dono mesmo é o do volante “Sayer”, um dispositivo com inteligência artificial, ativado por voz, que pode além de comandar o carro que o piloto escolher, realizar centenas de tarefas distintas.

O Sayer usa software avançado de reconhecimento de voz que permite ao volante responder perguntas, conectar-se às notícias, organizar a sua viagem ou mesmo selecionar a sua forma preferida de entretenimento.

O Future Type possivelmente será um aprimoramento da tecnologia autônoma que a Jaguar Land Rover já vem testando em seus veículos que, no futuro, poderão rodar sem nenhum motorista, respeitando semáforos, cruzamentos e rotatórias. Projetada e desenvolvida no Reino Unido, essa tecnologia já está em uso em um Range Rover Sport e deverá, segundo a empresa levar os veículos da marca à autonomia de nível quatro já na próxima década.

* A jornalista Silvia Bassi viajou a Londres a convite da Jaguar Land Rover