Em alta: vendas de smartphones crescem 11,7% no Brasil no trimestre

Da Redação
01 de setembro de 2017 - 15h16
Segundo a consultoria IDC, foram comercializados mais de 12 milhões de celulares inteligentes no país entre abril e junho.

As vendas de smartphones no Brasil cresceram 11,7% no segundo trimestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informações da IDC. De acordo com o estudo Mobile Phone Tracker Q2, foram comercializados 12,1 milhões de celulares inteligentes no país entre abril e junho. Esse número também é 5,7% superior ao total de smartphones vendidos no mercado brasileiro entre janeiro e março.

Por outro lado, as vendas dos celulares básicos, chamados de feature phones, caíram para 700 mil unidades no segundo trimestre, número 44% menor do que o registrado no mesmo período de 2016.

Apesar do crescimento geral nas vendas de celulares, incluindo smartphones e feature phones, o tíquete médio dos aparelhos caiu 2,1% no trimestre, indo de 1.067 reais e 1.044 reais. “Houve crescimento em unidades, mas como o valor dos aparelhos caiu de um trimestre para o outro a receita ficou praticamente estável, na marca de R$ 13,3 bilhões”, explica o analista de pesquisa do mercado de celulares da IDC para América Latina, Leonardo Munin.

Segundo o especialista, essa tendência de crescimento deve continuar pelo restante do ano. “O mercado de celulares voltou a apresentar números bem expressivos, principalmente porque o brasileiro está repondo aparelhos comprados há pelo menos três anos, já que esse tem sido o tempo médio de vida da bateria e da tela. E a tendência é de que esse movimento continue assim nos próximos meses.”