1º ônibus elétrico feito no Brasil vai circular em São Paulo

Da Redação
14 de julho de 2017 - 16h01
Com chassi e carroceria produzidos no interior de São Paulo, veículo vai entrar em operação até o dia 31 de julho na capital paulista.

A Prefeitura de São Paulo apresentou nesta sexta-feira, 14/7, o primeiro ônibus elétrico construído no Brasil. As informações são da Agência Brasil. 

Alimentado por baterias, o veículo possui autonomia para rodar até 300 quilômetros e capacidade para transportar 84 passageiros. As baterias utilizadas no ônibus são de fosfato de ferro e levam de quatro a cinco horas para serem recarregadas.

Segundo a reportagem da Agência Brasil, o ônibus conta ainda com motores elétricos embutidos nas rodas, além de sistemas auxiliares hidráulicos e pneumáticos, que são integrados por meio de uma rede de controle.

O ônibus é todo produzido no Brasil, com o chassi feito pela empresa chinesa BYD, que possui fábrica em Campinas, e a carroceria pela Caio, também com funcionamento no interior paulista.

A Prefeitura ainda não definiu em qual linha o ônibus irá circular, mas a expectativa é que o veículo entre em operação ainda neste mês de julho. Antes disso, é preciso que ele passe pelas fiscalizações da SPTrans.