Aplicativo Moovit lança serviço de caronas Carpool no Brasil

Luiz Mazetto
12 de junho de 2017 - 07h00
Ferramenta começa a funcionar nesta segunda-feira, 12/6, em São Paulo. Empresa irá subsidiar as corridas neste início de operação no país.

O aplicativo de transporte urbano Moovit lança nesta segunda-feira, 12/6, o seu serviço de caronas Carpool no Brasil. A ferramenta chega inicialmente apenas em São Paulo, primeiro lugar da América Latina e o terceiro do mundo a receber o recurso, depois de Israel, terra natal da plataforma, e de Roma, na Itália.

Neste primeiro momento, ainda em versão beta, o Moovit Carpool irá subsidiar todas as viagens feitos pelo aplicativo na capital paulista, permitindo assim que os passageiros façam seus trajetos sem pagar nada, enquanto os motoristas receberão o valor devido diretamente da empresa.

Ao contrário de outros serviços de caronas como o BlaBlaCar, por exemplo, que é focado em trajetos de longa distância entre diferentes cidades, o Moovit Carpool irá funcionar dentro do perímetro urbano de São Paulo, permitindo viagens por toda a capital, mesmo neste período beta inicial.

Como explica o VP e diretor do projeto do Carpool na Moovit, Itay Gil, o objetivo do serviço é ocupar os muitos e muitos assentos vazios dos carros que circulam diariamente pela cidade e não colocar mais veículos nas ruas, a exemplo de aplicativos como o Uber – que, aliás, continuará como opção de transporte sugerido no Moovit junto com o Carpool, trens, metrôs e ônibus.

Por isso mesmo, o Moovit Carpool possui algumas limitações para evitar que os donos dos veículos tenham lucro com as caronas, como permitir somente duas viagens por dia, sempre em períodos diferentes, com um máximo de três passageiros em cada. “A motivação dos motoristas que usam o serviço é ajudar outras pessoas e economizar dinheiro nos trajetos que já precisam fazer normalmente”, afirma o executivo em entrevista ao IDG Now.

O aplicativo destaca ainda que o valor cobrado por trajeto é calculado pela quilometragem a ser percorrida e é sempre menor do que o custo total da viagem, permitindo assim que o condutor tenha economia e não lucro, como destacado acima.

Como funciona

Os motoristas interessados em oferecer caronas por meio do serviço precisam baixar o recém-lançado aplicativo Moovit Carpool, disponível para iOS e Android, e realizar um cadastro, que inclui dados como modelo, cor e placa do veículo, CPF e dados bancários, além dos trajetos que realizam diariamente e o número de assentos disponíveis. 

Por outro lado, os passageiros não precisam baixar esse novo app. Basta apenas continuar usando o aplicativo padrão do Moovit, que a partir de agora mostrará a opção de caronas para os destinos solicitados em São Paulo. Uma nova função chamada Minha Carona Diária (foto abaixo) permite cadastrar dados sobre o seu deslocamento diário, incluindo endereços e horários dos trajetos, para receber notificações do app sempre que uma carona estiver disponível naquela área.

moovitminhacarona.jpg

Integração com o Facebook

Para estimular um maior sentimento de confiança entre os usuários, o Moovit Carpool realiza uma verificação do telefone inserido no app por meio de SMS e exige ainda a integração com o perfil pessoal do usuário no Facebook na hora do cadastro. “Com isso, cada um pode ver quem é quem, verificar se possuem amigos em comum e acessar os telefones de contato para, no final da carona, se avaliarem”, afirma Itay. 

Pagamento

O pagamento das corridas pode ser realizado via cartão de crédito e débito (nacional ou internacional) e PayPal, sendo que o valor só é debitado depois que as duas partes confirmarem a viagem, de acordo com o aplicativo. O Moovit realiza um depósito por mês nas contas dos motoristas do Carpool com o valor total das viagens realizadas naquele período. 

Companhia

Em breve, o Moovit Carpool ganhará a companhia (e a concorrência) no Brasil do Waze Carpool, um serviço de caronas da empresa israelense comprada pelo Google em 2013 que funciona de maneira similar, procurando se diferenciar do Uber ao não permitir lucros com a atividade por parte dos motoristas.