Criador do Android apresenta o Essential Phone, sua mais nova aposta

PC World / EUA
30 de maio de 2017 - 13h45
Com design minimalista e possibilidade de utilizar acessórios modulares, aparelho traz especificações top de linha e preço sugerido de US$700.

Após meses de teases no Twitter e muito hype, o fundador do Android, Andy Rubin, finalmente revelou o seu novo projeto ao mundo nesta terça-feira, 30/5. E, como esperado, o aguardado Essential Phone é mais um aparelho Android.

Mas o novo celular também é muito mais do que isso. Enquanto as especificações confirmam um concorrente real para o segmento top de linha, fica claro que o Essential Phone faz parte de um novo ecossistema desenhado para oferecer uma alternativa ao Android, com foco em design, desempenho e versatilidade.

Andy Rubin é o pai do Android, por isso é importante ficar de olho em tudo que ele faz. No entanto, apesar de o Essential Phone certamente parecer ótimo, ainda precisa ser visto como o aparelho poderá competir contra rivais como Samsung, LG, Motorola e até mesmo Google no segmento cada vez mais acirrado de smartphones.

Essencial

O aparelho é feito para funcionar com um acessório de câmera de 360 graus, assim como um assistente digital externo parecido com o Google Home, mas a princípio tudo está no smartphone. Assim como outros aparelhos premium lançados neste ano, o Essential Phone traz um processador Snapdragon 835, 4GB de RAM, bateria de 3.040 mAh, e 128GB de espaço para armazenamento interno.

O design é minimalista, com uma tela quase sem bordas, que lembra um pouco o Xiaomi Mi Mix. A tela de 5,7 polegadas se espalha por toda a parte superior do aparelho, deixando um pequeno espaço no inferior do celular que deveria ajudar com a orientação na hora de usá-lo.

Na parte traseira, temos um sensor de impressão digital e “o sistema de duas câmeras mais fino do mundo já feito para um celular”. Você terá um par de câmeras de 13MP, com uma fazendo a captura em cores e outra em tons monocromáticos para “capturar até 200% mais luz do que as câmeras tradicionais para celular”.

essentialphone_62502.jpg

Perto das câmeras você encontrará algo que não verá em outros celulares: um par de pequenos imãs acessórios modulares adicionais que teoricamente vai manter o seu aparelho “livre de cabos, à prova de futuro, e sempre atualizado”. Por enquanto, o único acessório disponível é uma câmera de 360 graus, apesar de outros mods certamente estarem sendo produzidos.

Apesar de o Essential Phone ter sido feito para limitar a quantidade de adaptadores que você precisará, há um de que você realmente precisará: um conector para o fone de ouvido. Isso porque o Essential Phone utiliza USB-C e Bluetooth para áudio, apesar de o adaptador ser fornecido junto na caixa.

O Essential Phone já está disponível em pré-venda com o preço sugerido de 700 dólares – esse valor é limitado e deve subir mais para frente.