Google Assistant agora consegue controlar eletrodomésticos da GE e LG

IDG News Service
19 de maio de 2017 - 09h23
Mais aparelhos ganham integração com assistente virtual do Google e com o alto falante Google Home a medida que a batalha para casas automatizadas continua

O Google Assistant e sua extensão Google Home (o alto falante inteligente da companhia) agora consegue controlar uma série de aplicações inteligentes para a casa, incluindo aí produtos de grandes marcas, como a LG, GE, D-Link e iRobot. 

A maioria desses grandes nomes não fazem parte da seção Home Control do Google Assistant. Ao invés disso, eles utilizam seus próprios aplicativos para integrá-los com o assistente da gigante de tecnologia, como acontece na maioria dos casos com a Alexa da Amazon.

O app do iRobot, por exemplo, permite controlar o Wi-Fi conectado ao aspirador de pó Roomba via Google Assistant. Comandos de voz permitem que você diga ao Roomba para iniciar, parar ou parar de aspirar. Ou você também pode descobrir onde o aparelho se encontra na sua casa, caso você o tenha perdido em algum cômodo, claro.

As geladeiras inteligentes, fogões, máquina de lavar louças e outras utilidades da GE agora também funcionam com o assistente do Google. Segue a mesma linha de produtos da LG, incluindo aí secadoras e ar-condicionado, que também precisam de um aplicativo. 

Outros serviços domésticos inteligentes se integram diretamente com o Google Assistant dentro da seção Home Control do app Home do Google. O mais conhecido é o "mydlink"da D-Link, que inclui uma série de câmeras, roteadores e dispositivos de armazenamento.

Nesta lista, o Google apresenta uma série de outros produtos que podem ser controlados a partir de seu hub inteligente.

O impacto na sua casa

A Alexa da Amazon pode ser a maior líder ainda neste emergente mercado, mas o assistente do Google está ficando cada vez mais robusto. E mais importante, talvez, a ascensão desses dispositivos - especialmente quando habilitados em alto falantes domésticos - mostra que a era da automação de nossas casas está a caminho.