Em breve, carros elétricos poderão ser recarregados enquanto você dirige

Da Redação
19/05/2017 - 12h57
Qualcomm testou tecnologia que permite o recarregamento sem fio de baterias em veículos elétricos. Fabricante espera que em dois anos carros estejam equipados com tecnologia

Um dos obstáculos para a adoção de veículos elétricos é a limitação de terminais de carregamento. Mas isso começa a mudar a medida que companhias concentram esforços para o desenvolvimento de baterias elétricas mais eficientes e modelos domésticos, como a Powerwall da Tesla.

Agora, a fabricante norte-americana de chips Qualcomm anunciou que nesta semana testou tecnologia que permite que veículos elétricos possam ser carregados em movimento e sem a necessidade de fios. As informações são da agência de notícias Reuters.

O teste, que aconteceu em Versalhes, França, usou dois veículos Kangoo da Renault em uma pista desenvolvida especialmente para transferir carga às baterias dos carros de até 20 quilowatts em velocidade de até 100 km/h.

Segundo a Qualcomm, a energia é transmitida entre a pista especial e o assoalho dos veículos, estes equipados com um receptor para converter a energia.

A tecnologia também suportaria diversos níveis de transferência de energia e também diferentes tipos de veículos, desde esportivos, que estão mais perto do chão, até SUVs, que ficam mais altos.

Vale ressaltar que a Qualcomm - fornecedora de chips para fabricantes de smartphones como a Apple - está pavimentando a estrada para se tornar a principal fornecedora do emergente mercado de chips automotivos após a aquisição da NXP Semiconductors.

A companhia acredita que a sua tecnologia para recarregamento sem fio equipe carros nos próximos dois ou três anos.