Nova tecnologia transforma qualquer superfície em touchscreen

Da Redação
12/05/2017 - 19h06
Electrick usa tinta condutora para adicionar controles sensíveis ao toque a qualquer objeto, não importando o seu formato ou o material do qual é feito

Telas sensíveis ao toque não são mais nenhuma novidade tendo em vista que elas estão por todos os lugares. Entretanto, a maioria delas está limitada a geometrias pequenas e superfícies lisas feitas de vidro.

Mas pesquisadores do Future Interfaces Group, da Carnegie Mellon University,  estão concentrando esforços para mudar isso. Eles desenvolveram uma tecnologia que consegue adicionar controles sensíveis ao toque a qualquer objeto, não importando o seu formato ou o material do qual é feito, usando uma tinta condutora.

Batizado de Electrick, o sistema também recorre a uma software para ler a pressão do seu dedo medindo mudanças no fluxo da eletricidade através da superfície condutora. 

Entre os exemplos de aplicação da tecnologia, os pesquisadores usaram a tinta condutora para cobrir uma guitarra. Isso permitiu adicionar botões ao corpo do instrumento para acionar efeitos de pedal. 

Um volante pintado com a tinta spray possibilitou controlar o volume do aparelho de som e mudar a estação de rádio a partir do mesmo. Os pesquisadores também pintaram uma mesa que funciona como uma extensão do teclado do computador e uma parede que consegue controlar as luzes quando você movimenta a sua mão.