Após 2 anos, Facebook fecha estúdio de produção de conteúdo de realidade virtual

Da Redação
05/05/2017 - 18h48
Companhia informou que decisão de encerrar o Story Studio é uma mudança no foco da empresa para apoiar diretamente criadores de conteúdo independentes

Dois anos após ser criado, o estúdio de produção de conteúdo de realidade virtual da Oculus, o Story Studio, está fechando suas portas. 

Em comunicado, a companhia (comprada por US$ 3 bilhões pelo Facebook em 2014) informou que a decisão é uma mudança no foco da empresa para apoiar diretamente criadores de conteúdo independentes, no caso um fundo com US$ 50 milhões.

"Nós ainda estamos completamente comprometidos em crescer  o ecossistema criativo de conteúdo e filmes VR", escreveu Jason Rubin, vice-presidente de conteúdo da Oculus. Entretanto "agora que uma comunidade maior de produtores e desenvolvedores estão comprometidos em narrar a realidade virtual em sua forma de arte, nós vamos focar em dar apoio ao conteúdo deles.”

A Oculus, que fabrica os óculos de realidade virtual Rift e Gear VR, contratou talentos do premiado estúdio de animação Pixar e do universo de videogames para assumirem a Story Studio, que lançou em janeiro de 2015 durante o Sundance Film Festival.

O representante disse que os integrantes da equipe do Story Studio poderão ou assumir novas funções na Oculus ou deixar a companhia para buscar novas oportunidades criativas. 

Vale lembrar que a Story Studio vinha apresentando um trabalho aclamado pela crítica. No total, produziu três curta-metragens: “Lost”, “Henry” e “Dear Angelica”. Porém, Rubin disse que a decisão de fechar o Story Studio é “a melhor forma de alocar nossos recursos para criar um impacto no ecossistema”.  

Internamente, a Oculus passou por algumas mudanças no ano passado. Brendan Iribe deixou o cargo de CEO em dezembro para liderar a divisão de PCs baseados em realidade virtual.  Em março, o fundador da Oculus, Palmer Luckey, que criou o protótipo do Oculus Rift, deixou o Facebook. Entretanto, um representante da Oculus disse que o fechamento do Story Studio não tem a ver com a reorganização da companhia.