Dispositivo de bolso consegue traduzir 80 idiomas em tempo real

Da Redação
21 de abril de 2017 - 15h00
Gadget usa inteligência artificial para reconhecer e traduzir discurso. Campanha de crowdfunding para lançar aparelho já arrecadou meio milhão de dólares

Você pode recorrer ao Google Translator ou a outro aplicativo de tradução no seu telefone quando precisar traduzir algum cardápio ou, bem, qualquer situação possível da qual você não tenha certeza do significado de algum termo estrangeiro. Mas uma startup acredita que tais contextos podem ser melhor conduzidos caso você tenha a mão um dispositivo específico para isso. No caso, um tradutor simultâneo de bolso chamado Travis.

Uma startup lançou campanha de crowdfunding no site Indiegogo para produzir o gadget que afirma conseguir traduzir 80 idiomas. A poucos dias de encerrá-la, a empresa já conseguiu levantar mais de meio milhão de dólares para o projeto, um valor bem acima dos 80 mil dólares que esperava arrecadar. 

A companhia não dá mais detalhes sobre a tecnologia que alimenta o Travis a não ser que usa inteligência artificial para reconhecer e traduzir o discurso que escuta em menos de dois segundos.

"Apps são ótimo e alguns fazem um trabalho incrível, mas quando você está usando um em seu telefone você lida com coisas como bateria acabando, velocidade e acima de tudo, contato visual", explica o site do projeto. "Travis é um dispositivo de comunicação cara a cara. Nós integramos os melhores aplicativos para cada idioma no dispositivo, então quando você usá-lo, ele navegará e escolherá o melhor app de tradução para os dados idiomas sem problemas."

Em resumo, se duas pessoas estiverem falando em idiomas diferentes, o dispositivo automaticamente detectará a conversa - e o idioma - e traduzirá. Diga algo em inglês e ele dirá o mesmo em português e vice-versa. O aparelho ainda consegue acompanhar conversas com mais de duas pessoas, porém o usuário precisará dizer ao Travis qual idioma ele deve escolher para traduzir. O comando, no caso, seria "Travis, português".

O aparelho suporta 20 idiomas quando está offline, porém conectado à internet, sua lista sobe para 80. Sua bateria dura cerca de 12 horas em modo offline e seis horas caso esteja conectado.

Além de funcionar com alto faltante, o gadget tem suporte para fones de ouvido com e sem fio, uma característica que pode ser útil em reuniões ou em diálogos mais privados.

A partir de US$ 139 você pode reservar um Travis e, se tudo der certo, recebê-lo em julho deste ano. Quando for lançado, o aparelho deve custar US$ 199.