Saiba tudo sobre o Galaxy S8, que chega nesta segunda (17/4) ao Brasil

Da Redação
17 de abril de 2017 - 09h00
Novos smartphones top de linha serão lançados oficialmente no país na noite de hoje durante evento em São Paulo.

Anunciados mundialmente no último dia 29 de março, os smartphones Samsung Galaxy S8 e S8+ serão lançados oficialmente no Brasil nesta segunda-feira, 17/4, durante evento em São Paulo.

Ainda não sabe quanto os mais novos aparelhos top de linha da Samsung irão custar no mercado brasileiro, mas a expectativa é que os preços fiquem em torno e/ou acima dos 4 mil reais.

Enquanto a Samsung não revela os detalhes sobre o lançamento do S8 no Brasil, o que irá acontecer na noite de hoje, 17/4, veja abaixo tudo o que já sabemos sobre os aparelhos para saber o quanto eles evoluíram em relação ao Galaxy S7

Telas maiores

Lindos e carregados com novos recursos que podem fazer um upgrade valer a pena, os smartphones são super rápidos e possuem capacidade para 4K, além de trazer novas tecnologias como Bluetooth 5 e modens gigabit LTE. 

O Galaxy S8 possui uma tela de 5,8 polegadas, enquanto que o S8+ traz um display de 6,2 polegadas, que são maiores dos que as telas de 5,5 polegadas e 5,7 polegadas presentes no S7 e no Note 7, respectivamente. 

A resolução da tela é de 2960x1440 pixels, uma pequena melhoria em relação ao display de 2560x1440 do S7. A Samsung conseguiu aumentar o tamanho da tela do S8 ao cortar o botão Home físico, e também aumentando sua altura. A tela agora responde por 83% da superfície frontal do aparelho.

Mais fino

Com 155 gramas, o S8 é apenas 2 gramas mais leve do que o S7. O S8 possui 8mm de espessura, enquanto que o S7 tem 7,9mm. Já o S8+ traz 8,1mm de espessura.

galaxys8handson03.jpg

Processadores mais fortes

Nos EUA, os novos Galaxy S8 terão o aguardado Snapdragon 835, da Qualcomm, enquanto que em outros locais do mundo (incluindo o Brasil nesta lista, muito provavelmente) o aparelho terá o Exynos 8895, da própria Samsung, também com oito núcleos. 

No papel, os chips são competitivos e você deverá perceber pouca diferente no desempenho. Ambos são feitos com o mais recente processo de 10 nanômetros, e prometem desempenho 20% mais rápido e 40% mais eficiência no uso de energia em relação aos chips presentes no S7.

VR e games

Os novos Galaxy S serão ótimos para serem usados com o headset de realidade virtual Gear VR, da Samsung. O S8 e o S8+ terão capacidade para gravação e reprodução de vídeo 4K a 120 frames por segundo em um monitor externo. A Qualcomm disse que a sua GPU Adreno 540 presente no S8 é cerca de 25% mais rápida do que a Adreno 530 presente no antecessor S7. E a GPU Mali G71 do Galaxy S8 é aproximadamente 20% mais rápida do que a sua antecessora no S7. Os chips possuem recursos customizados para acelerar a reprodução de multimídia e realidade virtual, mas a Adreno 540 possui uma vantagem sobre a Mali.

LTE mais rápida

O S8 e S8+ possuem modems LTE que podem alcançar velocidade de download de até 1Gbps, que é mais rápida do que a maioria das conexões residenciais cabeadas. No entanto, as redes celulares oferecem velocidades de download muito mais baixas e ainda não estão prontas para esses modems avançados. Em comparação, o S7 tinha um modem LTE com velocidades de até 600Mbps para download e até 150Mbps para upload.

galaxys802_625.jpg

Bateria

Os executivos destacaram que aprenderam as lições após o fiasco com o superaquecimento e explosão das baterias do Note 7, e implementaram processos de testes mais rigorosos. Apenas o tempo dirá se essas mudanças funcionaram. O S8 traz uma bateria de 3.000 mAh, parecida com a presente no S7. Como é um aparelho maior, o S8+ traz uma bateria de 3.500 mAh, mesmo tamanho da presente no Note 7.

Bluetooth 5

O Galaxy S8 é um dos primeiros aparelhos do mercado a trazer o Bluetooth 5. O novo protocolo wireless permitirá que os smartphones da Samsung se comuniquem com aparelhos como alto-falantes wireless em distâncias e velocidades maiores. Com um alcance bem acima de 100 metros, o Bluetooth 5 possui quatro vezes o alcance do Bluetooth 4.2 Na teoria, aparelhos com Bluetooth 5 podem transferir dados a 2Mbps, duas vezes a velocidade do Bluetooth 4.2, mas fabricantes de chips como a Nordic Semiconductor afirmaram recentemente que ainda não estão atingindo velocidade total.

Câmera e outros recursos

Os novos S8 possuem câmeras traseiras com sensor de 12MP, bem parecida com o S7, e câmeras frontais de 8MP com foco automático, um upgrade em relação à câmera frontal de 5MP do S7.

Além disso, o S8 traz 4GB de memória, 64GB de armazenamento (expansível via microSD), Wi-Fi 802.11ac e GPS. Por fim, vale notar que a Samsung manteve o conector de fone de ouvido tradicional de 3.5mm.