Correios lançam serviço de telefonia com acesso grátis ao WhatsApp

Luiz Mazetto
06 de março de 2017 - 15h02
Chamada de Correios Celular, nova operadora virtual começa a funcionar nesta semana em São Paulo. Plano pré-pago custa R$30 ao mês.

Após anos de preparação, os Correios lançaram oficialmente nesta segunda-feira, 6/3, o seu serviço de telefonia celular. Chamada de Correios Celular, a mais nova operadora virtual MVNO funciona por meio de uma parceria com a prestadora de serviços móveis EUTV (também conhecida como Surf Telecom), que possui cobertura nacional e utiliza a rede da TIM.

Inicialmente, será oferecido apenas um plano pré-pago, chamado de Alô 30, que custa 30 reais e oferece 100 minutos de ligações de voz para qualquer celular e fixo de qualquer operadora e DDD; 30 dias de Internet em 3G/4G com 1GB de franquia (depois disso, a velocidade é reduzida para 32kbps - é possível fazer uma nova recarga de 15 reais para manter a velocidade) e acesso gratuito ao WhatsApp (para envio de fotos e mensagens de voz e texto).

Além do WhatsApp, os clientes da Correios Celular também poderão acessar sites de interesse público, leia-se do governo, sem que o uso desses dados seja descontado da franquia mensal contratada.

Onde contratar

Nesta primeira fase, o serviço poderá ser contratado pelos usuários em 12 agências dos Correios na cidade de São Paulo (veja lista abaixo), sendo que o chip é vendido separadamente por 10 reais. Lista de unidades dos Correios que oferecerão a novidade neste início: República, Vila Leopoldina, Guaianazes, Itaquera, Mooca, Nossa Senhora Da Saúde, Osasco, Penha da Franca, Santana, Silva Bueno e Vila Prudente.

Até o final de março, um total de 164 agências dos Correios da Grande SP terão a novidade. Depois disso, será a vez de Brasília e Belo Horizonte. O plano dos Correios é levar a oferta para um total de 3.600 cidades de todos os estados brasileiros ainda em 2017. 

Recarga

A recarga poderá ser feita nas agências dos Correios que já ofertam o serviço, sempre diretamente no balcão de serviços (também usado para enviar encomendas, por exemplo), ou por meio de pontos de pagamento da Cielo - essa opção estará disponível a partir de sexta-feira, 10/3, segundo a EUTV.

Atendimento

A EUTV e os Correios afirmaram ainda durante o evento que investiram o dobro das operadoras rivais nos serviços de atendimento ao cliente da nova operadora, que incluem atendimento presencial nas agências dos Correios, por telefone (pelo número *288) e pelo site e aplicativo do serviço.

Números

Neste primeiro ano no mercado, a Correios Celular espera fechar 2017 com 500 mil clientes e 14 milhões de reais em receita. Para o ano que vem, a expectativa é que a receita chegue a 60 milhões de reais.

A projeção é que daqui a cinco anos o serviço de telefonia celular já conte com 8 milhões de clientes no país, gerando uma receita anual de 300 milhões de reais para os Correios.

Após registrar prejuízos anuais na casa dos 2 bilhões de reais em 2015 e 2016, os Correios buscam diversificar sua receita e o serviço de telefonia pode ajudar a empresa neste sentido.