Especial Galaxy S8: tudo o que achamos que sabemos sobre o novo Samsung

Por Michael Simon - Greenbot
02/03/2017 - 02h42
Com lançamento previsto para 29 de março, o novo carro-chefe da Samsung é o aparelho Android mais esperado dos últimos anos

Agora que a poeira baixou do Mobile World Congress, podemos voltar nossa atenção para a próxima grande coisa: o lançamento do Samsung Galaxy S8. A Samsung optou por ignorar o habitual lançamento em Barcelona, ​​mas não demora muito até que possamos colocar nossas mãos no smartphone Android mais esperado dos últimos anos. Após a crise do Note7, a Samsung certamente está usando o tempo extra para executar uma tonelada de testes de bateria, porque ela precisa que o S8 seja um grande sucesso. E, pelo que vimos até agora, parece que vai ser.

Uma renderização publicada pelo fofoqueiro serial Evan Blass mostra tudo sobre o aparelho.Ambos os modelos do S8 terão o efeito Edge de vidro curso envolvendo os lados do telefone. O botão home no pé já era, e também já era o logotipo da Samsung no alto. O Galaxy S8 vai ser uma grande tela, e a borda superior do dispositivo é apenas grande o suficiente para caber a câmera, alto-falante e outros sensores, enquanto que a base segue na mesma espessura do topo.

O display não vai decepcionar: a Samsung sempre colocou o pé na frente quando se trata da tela do Galaxy S, e a tradição segue com o S8, mantendo o display Super AMOLED. Ambas as telas serão Quad HD + (não 4K como os rumores indicavam) e, de acordo com um relatório da SamMobile, eles vão manter a resolução 1440x2560 como seus antecessores. No entanto, um novo processo de fabricação irá utilizar um novo material que irá ajudá-lo a durar mais tempo e usar menos energia.

Maior que o S7

O S8 provavelmente adotará os mesmos cantos arredondados da tela como encontrados no LG G6. Vazamentos das especificações dos modelos S8 e S8+, publicados pela TechnoBuffalo e Evan Blass, revelam que os dois monitores são 5,8 polegadas e 6,2 polegadas, mencionado especificamente que no caso dos cantos arredondados as medidas caem para 5,6 e 6,1 polegadas respectivamente. É um salto enorme sobre o display do S7 de 5,1 polegadas e 5,5 polegadas.

A Samsung vai se manter fiel à sua câmera dual de 12MP como no S7. Os fanáticos por selfies ficarão felizes em saber que a Samsung aumentará a qualidade da câmera frontal. Um vazamento de especificações mostra que a câmera será de 8 megapixels, contra os 5MP do S7.

A Qualcomm anunciou seu chip Snapdragon 835 na CES em janeiro, mas não vimos um único aparelho usá-lo ainda. Provavelmente porque Samsung tem direitos exclusivos sobre ele. Parece que o S8 será o primeiro telefone com o Snapdragon 835, embora outros provavelmente o seguirão. Os benefícios que ele traz para consumo de energia, processamento de imagem, conectividade, 4K, e carregamento devem fazer do S8 um monstro absoluto.

Como não há botão na parte dianteira, o scanner de impressões digitais foi movido para a parte traseira do dispositivo, próximo à câmera. Segundo vazamentos, a Samsung estará incorporando ao S8 o mesmo scanner de íris encontrado no Note7, o que deve reduzir o número de vezes que precisaremos usar o scanner de impressões digitais.

Fone com fio

Os audiófilos podem dormir traquilos: embora tenha experimentado uma versão do novo smartphone sem a entrada de 3.5mm para o fone, a Samsung, decidiu que era melhor deixá-lo. O S8 será turbinado pela AKG, assim como o novo tablet S3, que nos surpreendeu com qualidade de som. A Samsung também anunciou na MWC que estará incluindo um par de fones de ouvido AKG dentro da caixa do S8.

Um relatório da SamMobile diz que a Samsung vai se apoiar na tecnologia que adquiriu quando comprou a Viv Labs para estrear seu novo assistente virtual, Bixby. Ele funcionará em quase todos os aplicativos nativos da Samsung, de acordo com o relatório da SamMobile.

O Bixby estará acessível através de um botão na lateral do dispositivo, embora não esteja claro se a Samsung também incluirá um comando de voz como "OK Google" ou "Olá Siri". A ET News da Coreia informa que o serviço inicialmente suporta oito idiomas, incluindo inglês, coreano e chinês, e o The Guardian disse que o assistente de Inteligência Artificial ​​poderá "realizar tarefas como reconhecimento de objetos, usando a câmera do smartphone similar ao Google Goggles".

O S8 será tão resistente à água como o S7, com uma classificação IP68, bem como suportará carregamento de bateria sem fios, por meio de uma almofada opcional. Ambos os telefones terão 64 GB de armazenamento com suporte para cartões microSD e 4 GB de RAM.

Além disso, haverá supostamente suporte para uma estação de expansão que permite ligar o S8 a um monitor externo. Uma foto vazada de um suposto manual de usuário S8 descoberto pela Android Police mostra uma dock station que está exibindo a tela Galaxy em um monitor, e fontes disseram ao The Guardian que o telefone se transformará em um "Computador desktop Android, conectando-se a um monitor, teclado e outros periféricos chamado DeX (abreviação de extensão de desktop)".

A Samsung anunciou no Mobile World Congress que o S8 será revelado em um evento em Nova York em 29 de março. O preço é menos claro, mas uma nota de pesquisa da Goldman Sachs afirmou que o Galaxy S8 poderia custar à empresa entre 15% a 20% a mais do que o S7 para fabricar, devido ao efeito do aumento dos preços das matérias-primas, o que significa que o aparelho principal poderia saltar para mais de US$ 800.