Sony Xperia XZ Premium tem tela 4K HDR, mas é a câmera que rouba a cena

Luiz Mazetto, em Barcelona* e PC World/EUA
01 de março de 2017 - 11h18
Novo aparelho top de linha da fabricante japonesa impressiona com recurso de super câmera lenta e funcionalidade que captura objetos em movimento.

Anunciado oficialmente nesta segunda-feira, 27/2, durante a abertura do Mobile World Congress 2017, o smartphone Sony Xperia XZ Premium chama a atenção logo de cara pela tela incrível 4K HDR (High Dynamic Range), mas após passar algum tempo com o aparelho durante o evento de tecnologia realizado em Barcelona é possível dizer que é a sua câmera, chamada de Motion Eye, que realmente impressiona.

Com um sensor Exmor de 19MP, a câmera do aparelho top de linha da Sony consegue gravar vídeos incríveis com um novo modo de super câmera lenta, com capacidade para registrar 960 frames por segundo, conseguindo um efeito de slow motion 4 vezes mais lento do que o modo padrão de câmera lenta com 240fps e 32 vezes mais lento do que um vídeo normal.

Como é possível perceber no vídeo abaixo, produzido pelo colega americano Jason Cross, editor do Greenbot, site parceiro do IDG Now!, o modo super slow motion do Xperia XZ Premium é realmente insano e proporciona efeitos incríveis em clipes gravados em diferentes situações.

Vale notar que o efeito de câmera lenta do novo aparelho da Sony pode durar um máximo de seis segundos, podendo ser aplicado quantas vezes o usuários quiser dentro dos seus vídeos – segundo a empresa, a ferramenta não é deixa os vídeos muito “pesados” em termos de armazenamento. Para usar a novidade, basta selecionar o recurso na hora de gravar o clipe e depois assistir ao resultado.

Um segundo antes

Além do super slow motion, a câmera do Xperia XZ Premium possui um outro recurso muito interessante, chamado de “predictive capture” (algo como “captura profética”, em tradução livre) – veja no vídeo abaixo.

Basicamente, o recurso permite que você consiga capturar objetos em movimento sem perder aquele momento mais importante, como a hora em que o cachorro pega a bolinha na boca ou em que o seu amigo consegue acertar a manobra de skate.

Para isso, a nova câmera Motion Eye começa a capturar imagens um segundo antes de você apertar o botão do obturador da câmera do Xperia XZ Premium. Depois que você tira a foto, o aparelho te apresenta outras quatro imagens feitas com o recurso para você escolher as que mais te agradam – é possível selecionar na hora se quer salvar uma, todas ou nenhuma delas, inclusive. 

Dependendo do preço e de sua performance com o novo Snapdragon 835, o Xperia XZ Premium tem tudo para ser um grande acerto da Sony, que vem encontrando dificuldades para se firmar no mercado de smartphones nos últimos anos. 

O aparelho será lançado no final do segundo trimestre em diversos mercados pelo mundo, incluindo o Brasil, mas ainda não tem uma data específica de lançamento. 

*o jornalista Luiz Mazetto viajou para Barcelona a convite da FS