Seis dicas para curtir o Carnaval no Facebook e Instagram, sem dor de cabeça

Da Redação
25/02/2017 - 11h57
Confira alguns conselhos para não abusar no compartilhamento de imagens e pular o Carnaval sem precisar se preocupar com o dia seguinte

Carnaval é a época de extravasar. Brasileiros e turistas de todas as idades vão para a rua para acompanhar os blocos e pular não só o dia, mas a noite toda também. O resultado disso? Publicações e mais publicações nas redes sociais.

Confira 6 dicas para pular o Carnaval sem se preocupar com o dia seguinte:
 
1. Crie grupos de amigos. Quer fazer uma postagem só para os amigos do seu bloquinho ou compartilhar algum conteúdo do carnaval só com quem você confia?  Tanto o Facebook quanto o Instagram permitem a criação de grupos. No caso do Facebook, eles podem ser abertos, fechados e até mesmo secretos - aqueles que não aparecerão na busca do Facebook. Basta clicar em “criar Grupo” na lateral esquerda da sua página e adicionar seus amigos. (Isso também funciona para combinar um ponto de encontro ou avisar em qual bloquinho estará). No Instagram as conversas em grupo acontecem no Direct
 
2. Crie álbuns de fotos. Tirou aquela foto ou fez um vídeo bacana, comprometedor ou quer fazer uma brincadeira? O Instagram Direct é perfeito para você. A boa notícia é que já está liberado no Brasil o recurso que permite a criação de álbuns com até 10 fotos.  Para isso, basta clicar no ícone de dois quadrados sobrepostas que já deve estar aparecendo na tela, em cima da imagem. 
 
inatagramalbum
 
Tem bem mais de 10 fotos do mesmo bloquinho ou escola de samba para compartilhar? Então a pedida é usar o recurso de álbuns de fotos de fotos do Facebook. 
 
3. Habilite revisão de marcação em fotos. Você pode revisar as marcações que os amigos fizeram em fotos nas quais você aparece antes delas irem para a sua Linha do Tempo. Ativando a opção de revisão de marcação nas configurações da sua página no facebook, você receberá uma notificação quando alguém quiser marcar você em qualquer imagem, podendo aprovar ou não a inclusão do seu nome. Isso fará com que a foto não vá parar na sua linha do tempo sem a sua aprovação.
 
4. Opte por fazer posts segmentados. Seus posts não precisam ser todos públicos. Quem determina o grau de amizade com cada pessoa é você mesmo. Segmentando os posts no Facebook será possível compartilhar conteúdo só com seus amigos ou amigos de amigos, caso deseje. Isso pode ser feito na própria caixa de diálogo que é aberta quando escreve o seu status.
 
5. Controle os comentários nos seus posts. Conheceu aquele cara mala e ficou sem graça de não aceitá-lo como amigo? Quer deixar seus parentes verem as fotos, mas evitar comentários constrangedores? Você também pode revisar e aprovar ou não os comentários em suas postagens. No Facebook, basta ir para em “configurações da conta”, depois “linha do tempo e marcação” e na opção “analisar marcações que as pessoas adicionam a suas publicações no Facebook?” clicar em “editar”, aí é só selecionar “Ativada”. E, no Instagram, ao criar uma nova publicação, você encontrará no menu "Configurações Avançadas" a possibilidade de desativar os comentários para aquela imagem. Você também pode liberar os comentários, mas listar listem palavras que considere ofensivas ou inapropriadas. Elas servirão de filtro, impedindo que comentários com essas palavras sejam publicados.
 
6 . Faça vídeos ao vivo.  Tanto o Instagram quanto o Facebook contam com a possibilidade de transmitir a folia ao vivo. Mas cuidado! Use o recurso somente quando tiver certeza que o que você está transmitindo é de interesse público! E cuidado com a bateria do smartphone e seu pacote de dados. As transmissões ao vivo costumam drenar a bateria e consumir muita banda. 
 
No Instagram,  para acessar a nova ferramenta, chamada apenas de “Ao Vivo”, basta abrir o Instagram Stories e depois escolher o modo “Ao Vivo” na barra de opções que fica abaixo do botão de gravar. Simples assim.