BlackBerry vê participação no mercado de smartphones cair para 0%

Da Redação
16 de fevereiro de 2017 - 11h37
Segundo números da Gartner, celulares com a plataforma da empresa canadense registraram apenas 200 mil unidades vendidas no fim de 2016.

Outrora um dos principais nomes do mercado de celulares, a BlackBerry agora parece ter chegado ao fundo do poço da sua trajetória, pelo menos em termos de vendas.

Isso porque os aparelhos com o sistema operacional da fabricante canadense registrou uma participação de 0% nas vendas globais de smartphones no quarto trimestre de 2016, segundo a Gartner.

De acordo com a consultoria, a BlackBerry comercializou pouco mais de 200 mil unidades de celulares com o BlackBerry OS nos últimos três meses do ano passado. 

Essa marca significativamente negativa pode ser explicada também pelo fato da BlackBerry resolver apostar, desde o início de 2016, em lançar smartphones com sistema Android, deixando a sua própria plataforma de lado.

Android e iOS dominam

Para efeito de comparação, a Apple, que ficou em segundo lugar no ranking da Gartner, vendeu 77 milhões de smartphones com sistema iOS (iPhones) no mesmo período, ficando com 17,9% de participação no segmento.

Em primeiro lugar, obviamente, temos o Android, sistema mobile mais popular do mundo, que registrou nada menos do que 352 milhões de smartphones comercializados no quarto trimestre de 2016, ficando com uma fatia de 81,7% do mercado.

Vale notar que as plataformas líderes Android e iOS responderam juntas por impressionantes 99,6% das vendas de novos smartphones no final do ano passado.

Vendas crescem

No geral, as vendas de smartphones atingiram um total de 432 milhões de unidades no trimestre, um crescimento de 7% em comparação com o mesmo período de 2015.