Nokia volta ao mundo dos smartphones com o novo Nokia 6

PC World / EUA
09/01/2017 - 15h10
Produzido pela empresa finlandesa HMD Global, aparelho será vendido apenas na China por enquanto.

Em dezembro, a empresa finlandesa HMD Global fez barulho ao anunciar que os seus primeiros smartphones com a marca Nokia chegariam no começo de 2017. Pois bem, agora eles estão entre nós.

Chamado de Nokia 6, o aparelho da HMD roda o sistema Android Nougat e é voltado para o segmento de smartphones mais acessíveis, trazendo tela LCD de 5,5 polegadas, 4GB de RAM, 16MP, 64GB de armazenamento e uma bateria de 3.000 mAh e um processador Snapdragon 430, da Qualcomm.

Ainda sem previsão de lançamento nos EUA, o aparelho será inicialmente vendido com exclusividade na China por meio de um acordo da HMD com uma loja local chamada Jingdong Mall.

Vale notar que, apesar de trazerem o nome Nokia, esses não são verdadeiros smartphones da Nokia. Quando a Microsoft comprou a empresa em 2014, tentou reviver a linha Lumia com diversos aparelhos Windows Phone, o que não acabou dando muito certo. Então, em fevereiro de 2016, a HMD licenciou os direitos para usar o nome Nokia em um acordo de 10 anos. Apesar de a Microsoft ainda vender aparelhos Lumia, eles não trazem mais a marca Nokia, e o futuro das duas marcas é nebuloso.

“O Nokia 6 marca o primeiro passo da nossa jornada, com mais por vir em 2017”, afirmou o diretor de produtos da HMD, Juho Sarvikas, deixando o caminho aberto para novos smartphones com a marca Nokia em um futuro próximo.