Google diminui tamanho de updates apps com técnica de economia de dados

PC World / EUA
07 de dezembro de 2016 - 16h04
Novo patching de arquivo por arquivo promete reduzir em mais de 50% o tamanho do download das atualizações de APK no Android.

Com milhões de aplicativos na Play Store e espaço suficiente em nossos smartphone para armazenar confortavelmente centenas deles, o update pode ser um processo tedioso e que “come” dados. Recentemente, o Google anunciou que estava usando um novo algoritmo Delta que reduzia o tamanho das atualizações até pela metade em comparação com a maneira antiga de baixar APKs (Android Packages). Agora a empresa está levando isso um pouco mais à frente para te ajudar a economizar tempo, espaço e dinheiro.

A nova abordagem, chamada de “patch de arquivo por arquivo”, cria updates que são até 90% menores do que o aplicativo completo. Na média, o processo reduz em 65% o tamanho do download, economizando cerca de 6 petabytes de dados cumulativos dos usuários por dia, segundo estimativas da gigante.

Como apontado pelo engenheiro de software do Google Play, Andrew Hayden: “Imagine que você é autor de um livro prestes a ser publicado, e quer mudar uma única frase - é muito mais fácil dizer ao editor qual frase deve ser mudada e o que deve ser mudado, em vez de mandar um livro inteiramente novo. Da mesma maneira, os patches são muito menores e mais rápidos de baixar do que um APK inteiro.” 

Segundo o engenheiro, o patching de arquivo por arquivo é baseado em detectar mudanças em dados não comprimidos de arquivos novos e antigos, comparando os dois para determinar se são uma combinação perfeita, e finalmente recompensar os dados de volta ao tamanho original. Ele nota que o poder de processamento é um problema, por isso a técnica pode acabar levando mais tempo em alguns aparelhos.

Consequentemente, o Google está limitando o patching de arquivo por arquivo para os updates automáticos por enquanto para assegurar que os usuários não serão afetados de modo negativo.