Google Keep agora transforma sua letra de mão em texto no smartphone

PC World / EUA
01 de dezembro de 2016 - 18h00
Novo recurso do aplicativo consegue converter as anotações feitas com as mãos ou uma caneta Stylus para texto no próprio celular.

O Google Keep pode ser um dos mais aplicativos mais subestimados do Google, mas isso não impediu a continuidade do seu desenvolvimento. Uma nova versão do app, já a caminho da Play Store, traz novidades sutis, mas importantes para quem precisa fazer muitas anotações.

Se você prefere escrever (com uma caneta Stylus) no Keep, em vez de digitar, o Google implementou uma maneira de converter a sua letra de mãos para texto. Uma vez que a atualização chegar à Play Store, você verá uma nova opção chamada Grab image text no canto superior direito do menu. Toque nela quando terminar de anotar e o recurso vai transformar qualquer palavra que visualizar em texto de verdade. 

É um truque parecido com o reconhecimento óptico de caracteres que o Keep utiliza para retirar textos de imagens - e não há nenhuma garantia de que o app vai conseguir reconhecer sua letra, caso ela seja um pouco feia, digamos - mas pode ser uma ferramenta interessante para quem gosta de fazer anotações à moda antiga.

Mesmo não sendo um dos apps mais populares do Google, é bom ver a empresa ainda prestando atenção ao Keep. Com certeza é um recurso pequeno, mas que mostra que o Google ainda está focado em entregar ferramentas úteis de verdade, mesmo que para uma pequena parcela dos seus usuários.