Multas por uso de celular no trânsito crescem 22% em São Paulo em 2015

Da Redação
03 de março de 2016 - 11h26
Segundo a CET, foram registradas um total de 430 mil multas por essa infração entre janeiro e novembro de 2015 na capital paulista.

As multas por uso do telefone celular no trânsito em São Paulo cresceram 22% entre janeiro e novembro de 2015 em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com informações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) publicadas na Folha de S. Paulo.

No total, os motoristas da capital paulista receberam 430 mil multas por usarem o celular em seus veículos entre janeiro e novembro do ano passado, número superior às 383 mil registradas durante 2014 inteiro.

Segundo a CET, a multa por usar o celular ao volante é uma das cinco mais aplicadas em São Paulo. No entanto, a categoria teve um crescimento menor do que o aumento médio registrado por todas as infrações na capital, que bateu 40% até novembro.

A multa por usar o celular no trânsito custa 85,13 reais no Brasil e rende 4 pontos na carteira de motorista.

E vale notar que o uso de celular não inclui apenas falar ao telefone, mas também usar smartphones para enviar mensagens em apps como WhatsApp e Facebook, tirar fotos, entre outras coisas.

Estudos apontam que o uso de celular no trânsito podem aumentar em até 400% o risco de acidentes.